Prefeitura de São Luís está mudando realidade de bairros da capital com obras de drenagem profunda

, , No Comments

Regiões como Santa Bárbara e Divinéia recebem serviços do programa São Luís em Obras, idealizado pelo prefeito Edivaldo que com as ações investe na qualidade de vida da população da capital.

Integrante do programa São Luís em Obras, idealizado pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior, a implantação do sistema de drenagem profunda tem avançado em diversos pontos da cidade, mesmo com a incidência de chuvas neste período. No bairro Santa Bárbara, houve um avanço significativo com o início da construção de 100 metros de galeria celular dupla, mais precisamente na Avenida São Jerônimo. O sistema poderá sanar um problema histórico da região, que todos os anos recebe um intenso fluxo de águas pluviais (enxurrada), ocasionando graves problemas à infraestrutura dos bairros, deteriorando a pavimentação e alagando residências.
Na região do bairro Santa Bárbara serão implantados 12 km de drenagem profunda, em seguida serão 12 km de asfaltamento e 20 quilômetros de drenagem superficial. “Estamos cumprindo um extenso cronograma de execução de obras em vários locais da cidade e a construção de sistemas de drenagem profunda é de importância fundamental para enfrentarmos o problema de alagamentos em determinadas regiões, como no bairro Santa Bárbara. Este tipo de investimento é essencial para garantir boa qualidade e durabilidade de serviços futuros, como asfaltamento e outros benefícios”, ressaltou o prefeito Edivaldo.
A implantação de drenagem profunda está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). “Por determinação do prefeito Edivaldo, estamos com vários canteiros de obras de drenagem profunda em andamento pela cidade, mesmo considerando o período de chuvas deste ano, que dificulta o andamento dos trabalhos. Na Divinéia as obras seguem avançando com implantação de tubos e a reconstrução do canal; na Santa Bárbara estamos com três frentes, já iniciamos - inclusive - a construção de galeria celular dupla na Avenida São Jerônimo. São obras históricas que vão acabar com ocorrências de alagamentos nessas regiões”, disse o secretário Antonio Araújo, titular da Semosp.
Na Avenida São Jerônimo será construído cerca de 100 metros de galeria subterrânea celular dupla, que são estruturas de concreto armado em formato quadrangular, medindo aproximadamente 1,70 metro de altura e mesma largura relativa. Esta galeria será interligada a outras tubulações que estão em construção na região, como na Rua Bom Jesus, onde a Prefeitura está implantando cerca de 200 metros tubulação de drenagem feita de polietileno de alta densidade, que propicia resistência e durabilidade à obra.
Outra obra importante para o sistema de drenagem profunda da região do bairro Santa Bárbara é a galeria de lançamento (também chamado de dissipador) que está sendo construída no fim da Rua da Saudade, no bairro Cajupe, próximo ao cemitério público local. A galeria de lançamento tem aproximadamente 70 metros de extensão, construída com blocos de concreto, que formarão caixas de coleta e lançamento medindo aproximadamente 3,5 metros de altura por 3,5 metros de largura. A galeria de lançamento vai direcionar o fluxo intenso das enxurradas para uma área desabitada, onde outrora corria um pequeno córrego natural que nascia naquela região, que foi sendo deteriorado por lixo e entulho gradativamente, durante vários anos, até que o olho d’água deixou de brotar.
DIVINÉIA
Na região do bairro Divineia, localizado em um polo populacional formado por dezenas de bairros como Sol e Mar, Vila Luizão, Chácara Brasil, Habitacional Turu e dezenas de condomínios de prédios que foram construídos nos últimos anos nesta área, a Prefeitura mantém em execução várias frentes de trabalho, como parte do programa São Luís em Obras, com a implantação de cerca de 11 km de drenagem profunda e mais 6 km de pavimentação, além da limpeza e urbanização de canais e galerias, visando solucionar um problema histórico de alagamentos na região em períodos de fortes chuvas, bem como a pavimentação de aproximadamente 6 km de avenidas, travessas e ruas da região.
As equipes de trabalho se concentraram na construção do muro do canal que percorre várias quadras e que está sendo alargado e, em alguns pontos, reconstruído. Outra frente em execução é a implantação de tubos de polietileno de alta densidade na Avenida Jairzinho e também na Rua Euclides Teixeira (neste último local, a obra está em fase final de implantação). Neste sistema, para completar a obra, serão construídos, ainda, os chamados poços de visita (PV), que são caixas de concreto, ou de alvenaria, que interligam as tubulações para dissipar o fluxo pluvial e também facilitar a manutenção, ou desobstrução do sistema.
PROGRAMA
O programa São Luís em Obras, criado pelo prefeito Edivaldo, além de obras de drenagem, urbanização e de asfaltamento, está levando serviços a todos os setores da cidade, como a reforma e construção dos mercados do Coroadinho, Cohab e Casa das Tulhas. Além disso, no Centro, estão sendo reformados vários espaços públicos, como a Praça da Bíblia, o Parque do Bom Menino e praças da Misericórdia e da Saudade. Em diversos bairros da cidade estão em andamento a construção de ecopontos, galpões de triagem de materiais recicláveis, reformas de escolas, unidades de saúde e mercados, reforma de equipamentos sociais, requalificação de praças e outros espaços públicos, entre muitos outros serviços que ainda serão iniciados no decorrer deste ano.
..A- A+ 

0 comentários:

Postar um comentário