Prefeitura inicia reconstrução do Mercado do Monte Castelo; cinco outros também estão em obras

, , No Comments


Na sexta (13), as obras do Mercado do Anil também foram iniciadas; recebem serviços ainda os mercados dos bairros São Francisco, Cohab, Coroadinho e o das Tulhas, na Praia Grande.

Prefeitura de São Luís executa obras em seis mercados da capital.  
A Prefeitura de São Luís iniciou as obras de reconstrução do Mercado do Monte Castelo neste sábado (14). Na sexta-feira (13) foi iniciada a reforma do mercado do Anil. Estas são mais duas frentes de trabalho do programa São Luís em Obras, por meio do qual já estão em obras seis mercados na cidade, atendendo a demandas antigas da população e de comerciantes. Estão ainda recebendo obras os mercados do Coroadinho, da Cohab, do  São Francisco e das Tulhas, na Praia Grande. Este é apenas um eixo do programa que engloba ainda reformas de unidades de saúde, espaços e logradouros públicos, drenagem profunda e pavimentação de dezenas de bairros da capital, entre outras ações.
Durante o início das obras do Mercado do Monte Castelo o prefeito Edivaldo destacou que vem executando o maior programa de reforma e reconstrução de mercados em São Luís. “Por meio do programa São Luís em Obras estamos resolvendo problemas históricos da cidade, demanda que há décadas estava sendo cobrada. Nós fomos além, pois o que estamos fazendo é construir novos mercados. Estamos colocando as antigas estruturas abaixo para entregar mercados modernos que atendam a todas as normas de vigilância sanitária e de segurança, garantindo mais dignidade aos feirantes e um ambiente com mais qualidade aos consumidores. São Luís nunca recebeu um volume de intervenções nos mercados como as que estamos realizando agora”, disse. Dos seis mercados em obras, quatro estão sendo reconstruídos. Somente os mercados das Tulhas e do Anil não foram demolidos para reconstrução. 
Acompanharam o prefeito Edivaldo a primeira-dama, Camila Holanda; o vice-prefeito, Julio Pinheiro; os secretários municipais de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araujo; Agricultura, Pesca e Abastecimento, Émerson Macêdo; de Articulação Política, Jota Pinto; da Fazenda, Delcio Rodrigues; Relações Parlamentares, Nonato Chocolate; os vereadores Ivaldo Rodrigues, Concita Pinto e Nato Junior; e o deputado federal, Bira do Pindaré. O deputado Márcio Jerry acompanhou, na sexta-feira, o início das obras do Mercado do Anil. 
O vice-prefeito, Julio Pinheiro, afirmou que a sequência de obras que estão sendo executadas nos mercados vão mudar a realidade de diversos bairros. "Os mercados fazem parte do dia a dia da população. Reformar  e reconstruir estes espaços também contribui para revitalizar os bairros onde eles estão inseridos, por isso, este é mais um trabalho importante da gestão do prefeito Edivaldo", disse.
MONTE CASTELO
As obras do mercado do Monte Castelo têm o objetivo de revitalizar as atividades que a feira teve tempos atrás, tirando-a, portanto, do estado deteriorado em que se encontra atualmente. Hoje, o mercado está praticamente desativado e a comunidade precisa se deslocar para bairros vizinhos como Liberdade e João Paulo para fazer suas compras.
As obras no mercado do Monte Castelo seguirão os mesmos moldes das demais já em execução. A antiga estrutura será demolida e um novo mercado construído. O projeto prevê a utilização inteligente dos aspectos que comporão o espaço como: acessos, boxes, instalações, carga e descarga, comunicação visual, entre outros.
As obras serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). “Este será mais um mercado que iremos entregar totalmente novo aos feirantes, garantindo mais segurança e dignidade tanto aos comerciantes quanto aos consumidores, que passarão a comprar suas mercadorias em um ambiente limpo, organizado e atendendo a todas as normas sanitárias. Esta é mais uma obra importante do prefeito Edivaldo que entregará mercados totalmente modernos para a cidade”, afirmou o titular da Semosp, Antonio Araujo.
ANIL
As obras do novo mercado do Anil foram iniciadas na sexta-feira (13). Assim como o Monte Castelo, o local ganhará novas fundações, instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, nova cobertura e novo piso totalmente adaptado às normas de acessibilidade. Os feirantes passarão a contar com novos boxes, atendendo a todas as normas sanitárias vigentes. 
As obras vão permitir também a interligação entre a parte inferior do mercado, que foi reformada ainda na primeira gestão do prefeito Edivaldo, e parte superior, que está desativada e passará por obras.
Atualmente, também estão passando por obras de reconstrução os mercados do Coroadinho, Cohab e São Francisco. O Mercado das Tulhas, na Praia Grande, passa por reforma estrutural. Outros mercados também receberão obras ainda este ano.
Segundo o titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Émerson Macêdo, as reformas que estão sendo executadas nos mercados da cidade são fundamentais por se tratarem de espaços que fazem parte do dia a dia das comunidades. “As intervenções que o prefeito Edivaldo vem fazendo são muito acertadas, sobretudo, porque neste primeiro momento prioriza os mercados de bairros onde a demanda nestes locais é elevada. São áreas onde a comunidade ainda depende dos mercados para comprar os produtos que consomem diariamente”, comentou.
FEIRANTES 
Os feirantes que serão beneficiados com os novos mercados estão empolgados com as obras. Antônio Veras, que trabalha no Anil há 38 anos, disse que o novo mercado vai melhorar as condições de trabalho. “Hoje a gente trabalha em praticamente metade da área do mercado. A reforma vai reativar todo o espaço. Com certeza a gente vai passar a vender mais porque a comunidade vai ver que o mercado está mais bem estruturado”, comentou.
Já Francisco Oliveira comentou que um mercado totalmente novo vai ajudar a melhorar as vendas. “O movimento vai crescer muito quando o novo mercado estiver pronto porque o ambiente vai estar mais limpo, mais organizado e isso é importante tanto para a gente que trabalha aqui como para quem vem comprar”, disse.
MERCADOS EM OBRAS
O Coroadinho também segue em obras e beneficiará pelo menos 100 feirantes. No momento, estão em andamento os serviços de reboco externo das paredes e a execução do contrapiso na área central do mercado, onde ficam os boxes, além da execução da segunda laje da cobertura, onde ficará a administração do mercado.
No mercado do São Francisco já foi concluída toda a demolição da estrutura antiga e agora a construção avança na escavação das estacas e execução das ferragens, que darão formas ao novo projeto pensado para os feirantes do local e para a população do bairro e adjacências.
Já no Mercado da Cohab, as equipes trabalham na execução das ferragens, concretagem das bases, de vigas e pilares. O espaço, que abrigará, em breve, todos os feirantes que trabalhavam nas antigas instalações do mercado, pretende atender com mais dignidade e segurança os trabalhadores que garantem o sustento familiar a partir da renda obtida no local.
No Mercado das Tulhas, falta pouco para a conclusão da obra. Até o momento, já foi executado todo o serviço de rede e instalação de gás, assim como novo reboco de paredes dos boxes e telhado. O logradouro, que é um dos grandes pontos turísticos do Centro Histórico de São Luís, funcionará com novas instalações de água e esgoto para maior benefício e atendimento ao público. O mercado também contará com eficiente sistema de drenagem de águas pluviais, que possibilitará o escoamento da água das chuvas.

0 comentários:

Postar um comentário