COVID-19! PAÇO DO LUMIAR: Secretaria Municipal de Saúde se destaca pelas ações contra o coronavírus no município

, , No Comments

A Secretaria Municipal de Saúde de Paço do Lumiar (SEMUS) avaliou como positivas as ações que o município, por determinação da gestão municipal, vem empregando até agora no combate ao Coronavírus. Desde que foi decretada a situação de risco de contaminação pelo vírus e adotada quarentena pelo poder estadual por meio do decreto 35.662/2020, uma série de medidas também foram adotadas pela prefeitura de Paço do Lumiar, com vistas a contribuir para frear o avanço da pandemia do Covid-19.
Na avaliação da SEMUS, os esforços que competem estritamente a pasta da saúde e que se unem em grande parte, com a execução de ações conjuntas aos diversos órgãos púbicos no município, reforçaram a estratégia adotada que se baseia neste primeiro momento em redução da circulação de pessoas nas ruas e salvaguarda do sistema público de saúde, para atendimento de casos suspeitos.


Imunização domiciliar está ocorrendo em diferentes localidades luminenses
De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Soraya Santana, é importante frisar que o município não conta até o momento com caso confirmado da doença, e que apesar disso, o alerta e tomadas de medidas necessárias devem continuar sendo implantadas para preservar a saúde dos munícipes.
Ela destacou ainda que desde o primeiro momento, mediante determinações da prefeita Paula Azevedo, foi instituído um gabinete de gestão de crise, no qual a SEMUS, teve como papel inicial apresentar o cenário da pandemia, propor, discutir e implantar ações preventivas de forma conjunta entres os órgãos da gestão. “Essa atitude da prefeita foi um importante passo para iniciar todo um processo de envolvimento e cooperação dos secretários, cada um disponibilizando, além de ideias, equipamentos como veículos e outras estruturas que pudessem ajudar de alguma forma, tanto para prevenção contra Coronavírus, quanto combate ao H1N1, que também é motivo de preocupação”, aponta Soraya Santana, ressaltando a proatividade da Semed, que já havia manifestado interesse em suspensão de aulas por conta dos casos de H1n1.
Outra ação de cooperação está diretamente relacionada a medidas preventivas e de conscientização do comércio local. Com apoio do 22° Batalhão da Polícia Militar do Maranhão, desde o último dia 24 de março, o poder público vem orientando os comerciantes quanto ao funcionamento apenas de estabelecimentos de serviços essenciais, como farmácias e venda de alimentos. Além disso, um carro de som percorre as ruas alertando moradores quanto a importância do isolamento social, pedindo que sejam evitadas aglomerações desnecessárias.
“A medida de ficar em casa não é apenas para que o vírus não se propague entre nossa população. Ela, também tem como principal função, proteger nosso sistema de saúde. Com menos pessoas circulando diminuiu o contágio, menos gente adoecendo, os leitos de UTI e respiradores poderão dar conta da demanda de casos graves da doença que venham ocorrer e levar o paciente a óbito”, explica Dr. Raimundo Cutrim, infectologista, que atua na rede de Saúde Pública de Paço do Lumiar.


Profissionais de saúde que integram equipe de vacinação domiciliar em Paço do Lumiar
A SEMUS manteve atendimentos nas UBS’s com reforço na triagem. No âmbito das atividades administrativas, adotou posicionamento quanto a liberação de funcionários inclusos no grupo de risco para o Codvid-19. Em se tratando de reuniões passou realiza-las de forma remota ou virtual, em impossibilidade disto, restringiu ao mínimo o número de participantes, dividindo-os em ambientes e períodos distintos. O mesmo foi orientado para as outras pastas da gestão de modo que se mantivessem também os serviços indispensáveis.
“Fora deste contexto, aumenta-se o risco de contágio e disseminação. É muito importante que as pessoas entendam isso! Também consultas e outros procedimentos considerados de rotina, em pacientes sem maiores complicações, devem aguardar até o fim deste período crítico, já que o ambiente hospitalar, está propício para atender e triar casos suspeitos de H1N1 e Coronavírus”, explica o coordenador de Vigilância em Saúde do município, Raphael Pessoa.
Outras ações — O Serviço Móvel de Urgência e Emergência – Samu e suas equipes, também recebeu reforço necessário para o atendimento de casos suspeitos e outra remoções de urgência. Mais luvas, máscaras, capotes e toucas, foram adquiridas pelo próprio município, já que, o serviço a algum tempo vem sendo mantido com recursos próprios da SEMUS.
Quanto a vacinação contra a H1N1, iniciada no último dia 23, a secretaria afirmou que segue vacinado os idosos com mobilidade reduzida ou acamados, que já haviam agendado previamente vacinação por telefone, e que deve retomar em breve por completo a ação de imunização para todo o público alvo (crianças de 6 meses a menores de seis 6 anos, profissionais da área de saúde, idosos a partir de 60 anos), assim que, receber da Secretaria de Saúde do Estado, mais lotes da vacina contra a H1N1.
A coordenadora de Imunização em Paço do Lumiar, Paula Almeida, destaca que esse agendamento para que a equipe vá ao local onde essas pessoas se encontram, deve ser feito pelos telefones (98) 9 9974-5685 ou 9 9213-6070. Ressaltou ainda que vacina protege apenas contra o vírus influenza, causador de outros tipos de gripe, mas, não contra o Coronavírus.
“Mesmo tomando a dose da vacina a pessoa deve continuar se precavendo evitando tocar olhos bocas e nariz, com a lavagem correta das mãos com água e sabão, por cerca de 25 a 30 segundos, ou usar álcool gel (a 70%) para higienizar as mãos e superfícies. Também devemos manter distância de cerca de dois metros de uma pessoa para outra, evitar aglomerações se possível ficando em casa em isolamento social” resumiu.

0 comentários:

Postar um comentário