Cleomar Tema, prefeito de Tuntum, é o atual presidente da FAMEM e quer disputar a reeleição. Entre outros apoiadores, Tema tem o apoio do vice-governador Carlos Brandão. Já Erlânio Xavier, prefeito de Igarapé Grande, almeja ser o presidente da entidade que engloba os prefeitos maranhenses. O principal apoiador da candidatura de Erlânio e o senador eleito Weverton Rocha (PDT), um dos políticos que mais se fortaleceu após as eleições de 2018.

A Oposição não terá candidatos na eleição da FAMEM, mas pode ser decisiva na votação, caso exista um equilíbrio na disputa. Entretanto, mais do que eventualmente decidir o pleito do dia 30, a Oposição aposta mesmo é na ruptura do grupo comunista com a eleição da FAMEM.
Oposicionistas, até pelo tamanho e força do atual grupo governista, já imaginavam um racha, mas a expectativa é que acontecesse apenas mais próximo das eleições de 2022, afinal os atuais apoiadores dos candidatos da FAMEM, Carlos Brandão e Weverton Rocha, são apontados, no momento, como os principais nomes para substituir o comunista.

Cleomar Tema no registro de sua candidatura.
Entretanto, com a posição de Flávio Dino de neutralidade na disputa da FAMEM, ao invés de tentar evitar tal embate, a disputa acontecerá, o desgaste será natural e fatalmente terá consequências. Governistas estão apreensivos e oposicionistas na torcida pelo racha.
É aguardar e conferir.

Fonte: Jornalista Jorge Aragão.