MEIO-AMBIENTE! SÃO LUÍS: Prefeitura abre Semana Lixo Zero com ação de educação ambiental para servidores

, , No Comments

Iniciativa se estende até quinta-feira (25) e inclui ainda atividades de combate ao descarte irregular de resíduos nas ruas; objetivo da ação colocada em prática pela gestão do prefeito Edivaldo, é incentivar a sustentabilidade e a conscientização da população.                                                              

Durante a ação, servidores municipais aprenderam mais sobre sustentabilidade e ações de preservação. Ao longo de toda esta semana, a gestão do prefeito Edivaldo desenvolve atividades da I Semana Lixo Zero São Luís, promovida pela Prefeitura de São Luís. A programação inclui ações de educação ambiental e o combate ao descarte irregular de resíduos nas ruas da cidade com o objetivo incentivar ações sustentáveis, conscientizar as pessoas sobre a gestão de resíduos e a preservação do meio ambiente. Nesta segunda-feira (22), foi feito um trabalho de conscientização para os servidores municipais que trabalham no Palácio La Ravardière - sede da Prefeitura - para reduzir a geração de resíduos durante o expediente.
O trabalho de conscientização faz parte das ações de educação ambiental realizadas pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana. Ao longo de 2018, mais de 11 mil pessoas entre estudantes de escolas públicas da rede municipal, estadual e privada, além da população em geral já participaram de palestras educativas, visitas guiadas aos Ecopontos e foram mobilizadas em atividades realizadas em locais de grande concentração de pessoas. Em 2018, o número de ações de educação ambiental já realizadas representam mais que o dobro em comparação ao ano de 2017.
Segundo a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, este trabalho de conscientização é fundamental para que a população adote práticas Lixo Zero. "Ser um cidadão Lixo Zero é ser um cidadão preocupado com a redução da geração de resíduos no seu dia a dia. Para isto, podem ser adotadas medidas como usar uma caneca em substituição do copo descartável, priorizar a utilização de ecobags no lugar de sacolas plásticas, usar canudos reutilizáveis entre outras que contribuam para o meio ambiente", afirmou.
CIDADÃOS CONSCIENTES
Servidores municipais que trabalham na sede da Prefeitura receberam dicas de práticas mais sustentáveis no seu dia a dia
Durante o dia, o Cidadão Limpeza Cidade Beleza visitou todos os setores da Prefeitura e conversou com os servidores sobre a importância de adotar práticas mais sustentáveis. Isolda de Assunção disse que está sempre atenta no seu dia a dia para evitar desperdício e evita o uso de descartáveis. "Eu sei que um copo demora vários anos para se decompor na natureza e se a gente somar todos os copos que usamos no dia a dia já é um prejuízo enorme, por isso, eu uso o menos possível", afirmou.
Quem também está preocupada com o meio ambiente e não joga lixo na rua é Talita Oliveira. "Se cada um de nós tivermos atitudes simples no dia a dia, conseguimos fazer a diferença, por isso, eu não jogo lixo na rua e sempre que posso, ando com uma garrafinha na bolsa para beber água", conta. Até o fim de semana o Cidadão Limpeza Cidade Beleza vai voltar à Prefeitura para "fiscalizar" se de fato as pessoas começaram a mudar seus hábitos.
A servidora Talita Oliveira recebeu as dicas de práticas Lixo Zero do Cidadão Limpeza Cidade Beleza
PROGRAMAÇÃO
A programação da I Semana Lixo Zero São Luís segue até a quinta-feira (25) com diversas atividades pela cidade. Entre as ações programadas estão palestras em escolas, atividade de mobilização social no Terminal de Integração da Praia Grande, ação de combate ao descarte irregular e uso dos Ecopontos entre outras ações.
A Semana Lixo Zero é uma plataforma mobilizadora por nichos que tem como objetivo empoderar e trazer soluções para que a meta Lixo Zero seja alcançada. Seu objetivo é mobilizar o maior número possível de organizações a realizar um evento Lixo Zero e conscientizar as comunidades a se tornarem Lixo Zero.
SAIBA MAIS - COMO SER LIXO ZERO?
Ecobag: tenha sempre sacolas reutilizáveis consigo estando sempre preparado para uma eventual compra;
Canudo reutilizável: tenha sempre com você um canudo reutilizável;
Copo reutilizável: carregue sempre uma garrafa ou copo reutilizável. Se esquecer o seu, solicite um durável ao estabelecimento;
Guardanapo: leve o seu próprio guardanapo de pano;
Embalagens reutilizáveis: leve com você seus próprios recipientes para comprar comida e levar as sobras;
Talheres: leve o seu próprio kit de talheres ou peça opções duráveis no local;
Supermercado: opte sempre por refis, ao invés das embalagens. Uma vez que você possui a embalagem, pode comprar o refil para enchê-las. Além de proteger o meio ambiente, você economiza na hora da conta.
O QUE É SER LIXO ZERO?
Lixo Zero é uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais residuais são projetados permitindo seu uso no pós-consumo. Lixo Zero significa projeto de produto e gerenciamento de processos para evitar e eliminar sistematicamente o volume e a toxicidade dos resíduos e materiais, conservar e recuperar todos os recursos e não aterrar ou incinerá-los. Ao implementar o Lixo Zero, todos os descartes para a terra, água e ar são evitados, o que são uma ameaça à saúde do planeta e dos seres vivos.

0 comentários:

Postar um comentário