PT x PSDB: o fim de uma era? ...

, , No Comments




Como terminou uma polarização na disputa presidencial que se estende há mais de 20 anos.



Desde 1994, PT e PSDB protagonizaram todas as eleições presidenciais no país. Neste ano, porém, os tucanos estão fora do segundo turno e terão de se contentar com seu papel de coadjuvantes na principal disputa pela primeira vez em 24 anos.


Histórico do PT

Fundado em 1980, o Partido dos Trabalhadores foi formado a partir da união de três grandes grupos políticos: o movimento sindical (representado pelo então presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Luiz Inácio Lula da Silva),as comunidades eclesiais de base da Igreja Católica, conhecidas pela militância na esquerda e ancoradas na Teologia da Libertação, e antigos membros de organizações de esquerda que lutaram, com armas ou não, contra a o regime militar. 

Em pouco tempo, o PT se converteu no grande partido da esquerda brasileira, superando, ainda que com certo diálogo, legendas mais à esquerda como o PCdoB. Além disso, o partido se ramificou e deixou de ser apenas uma agremiação do Sudeste para chegar a lugares como o Acre de Chico Mendes e da então professora Marina Silva, que deixaria o PT anos mais tarde e que disputou, neste ano, sua terceira eleição presidencial, sem nunca ter vencido. Em 1989, com pouco mais de nove anos de vida, o PT chegou ao segundo turno das eleições presidenciais. Lula era o candidato, mas perdeu para Fernando Collor de Mello, à época no PRN. 

As eleições de 1989 foram marcantes não apenas pela chegada de Lula ao segundo turno, mas por ter sido a única vez desde então que PT e PSDB estiveram do mesmo lado em uma disputa presidencial. O PSDB, com Mário Covas como candidato apoiou o PT no segundo turno.

De 1994 a 2014, os dois partidos duelaram pelo comando do país. Se fosse um placar de futebol, a disputa estaria 4 a 2 para o PT. O PSDB venceu em 1994 e 1998, ambas no primeiro turno. O PT, por sua vez, venceu em 2002, 2006, 2010 e 2014, todas no segundo turno. Em 2018, o PT ainda pode anotar mais um "ponto" nesse placar, desta vez, contra o PSL de Jair Bolsonaro. 


Histórico do PSDB


O PSDB foi fundado em 1988 a partir de uma dissidência do PMDB --à época o partido mais poderoso da República. Líderes políticos fortes em São Paulo como José Serra, Mário Covas e Fernando Henrique Cardoso foram alguns dos fundadores da agremiação. "O PMDB está se transformando num grande partido republicano da República Velha, com uma cara diferente em cada estado, conforme o rosto de seus governadores", disse em discurso o então senador Fernando Henrique Cardoso, ao justificar a criação do novo partido.

Historicamente, o PSDB surgiu com uma proposta próxima à das sociais-democracias europeias, conhecidas pela defesa do chamado "Estado de bem-estar social" em contraposição a governos mais à direita e liberais na economia como o de Margaret Thatcher, no Reino Unido. Ao longo dos anos, porém, o PSDB acabou ficando conhecido como um partido que defende uma agenda liberal na economia, sobretudo depois de executar um programa de privatizações de estatais no início dos anos 1990. Tradicionalmente muito forte na região Sudeste e, mais recentemente, também no Centro-Oeste e em alguns estados do Nordeste, o PSDB chegou ao comando do Brasil em 1995. No ano anterior, Fernando Henrique Cardoso venceu as eleições contra o PT de Lula no primeiro turno. FHC estava impulsionado pelo sucesso do Plano Real, que colocou a inflação sob controle. A estabilização da economia também foi a bandeira de FHC nas eleições de 1998,
quando, no primeiro turno, venceu novamente Lula. O controle da inflação, porém, não foi suficiente para que ele conseguisse eleger seu sucessor em 2002. À época, a economia patinava.  Nos anos seguintes, o PSDB consolidou seu poder poder em estados como São Paulo e Minas Gerais, mas não conseguiu repetir o sucesso de FHC e vencer as eleições presidenciais. Perdeu em 2002 com José Serra, em 2006 com Geraldo Alckmin, em 2010 com Serra (novamente), em 2014 com José Serra, em 2006 com Geraldo Alckmin, em 2010 com Serra (novamente), em 2014 com Aécio Neves e, neste ano, ficou de fora do segundo turno na segunda tentativa de Alckmin. 



0 comentários:

Postar um comentário