HOMENAGEM! DIA DAS CRIANÇAS: Almoço festivo abre programação alusiva à data comemorativa; em unidade de acolhimento da Prefeitura...

, , No Comments

Ação é parte da política da assistência social voltada à infância implantada na gestão do prefeito Edivaldo e reforçam o compromisso da gestão com esta população atendida pelo poder público municipal. 

Durante o almoço, as crianças se divertiram com pratos decorados e uma mesa colorida. Comida saudável e divertida para as crianças da Casa de Passagem, em um almoço festivo com o tema "Floresta Encantada", abrindo as comemorações da semana da Criança na unidade de acolhimento da Prefeitura de São Luís, administrada pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas). Além do almoço, as festividades terão seguimento durante toda semana com piquenique na Reserva do Itapiracó, passeio pelas praças do bairro Cohatrac, praias da capital e para encerrar, a Festa das Cores. A ação integra a política pública de assistência social implantada pela gestão do prefeito Edivaldo e que tem como foco as crianças e adolescentes da capital.  
Toda programação reflete o cuidado e o carinho às crianças acolhidas no abrigo, que não deixam de participar de atividades do calendário festivo, desfrutando de momentos de lazer, diversão e aprendizado. As atividades direcionadas para os acolhidos na semana, ainda abordam temas como o meio ambiente e sua sustentabilidade, despertando a consciência ecológica e cidadania nos pequenos.
De acordo com a titular da Semcas, Andréia Lauande, essas ações reforçam o compromisso diário que a gestão do prefeito Edivaldo tem com as crianças e adolescentes atendidos nos abrigos e equipamentos sociais. "A palavra de ordem é cuidado, cuidar da infância é carinho e proteção através dos serviços. É fazer o tempo de acolhimento o menor possível, mas também o mais bem cuidado e prazeroso para que os registros que as nossas meninas e meninos tenham na memória seja de amor e cuidado. É isso que a gestão do prefeito Edivaldo faz todos os dias, ser presente e cuidar das pessoas", disse Andreia Lauande.
O acolhimento institucional preconiza a formação da cidadania das crianças com atividades que despertam a convivência comunitária, habilidades e talentos. Para G.S.P., 12 anos, há um ano acolhida, o ambiente na Casa de Passagem proporciona mudanças positivas. "Aqui aprendemos muito, eu acredito que nos desenvolvemos mais, conhecemos melhor nossos sentimentos e também aprendemos a respeitar as pessoas, além disso fazemos passeios, vamos para escola e nos divertimos muito", afirmou a jovem.
Atualmente a Casa de Passagem abriga 11 crianças. As Unidade de Acolhimento são destinadas para crianças em medidas protetivas por determinação judicial, em decorrência de violação de direitos (abandono, negligência, violência) ou pela impossibilidade de cuidado e proteção por sua família.
Há oito meses em acolhimento institucional, o pré-adolescente G.A., se sente protegido e bem cuidado no abrigo. "Gostei bastante das atividades que fizemos hoje, umas das melhores partes foi uma história muito legal do caçador que ouvimos e também a comida que estava muito gostosa e engraçada. Desde que cheguei aqui, fui muito bem tratado, nunca falta nada, vamos para escola, brincamos e todo mundo é muito bacana", disse o menino.
ACOLHIMENTO
A Semcas mantém duas Unidades de Acolhimento por meio da execução direta, para crianças e adolescentes, que são a Casa de Passagem e o Abrigo Luz e Vida; na execução indireta são seis casas lares em parceria com o Grupo Solidariedade é Vida e Servos da Divina Providência\Lar Calábria. Na modalidade de acolhimento também existe o Serviço de Família Acolhedora.
A Casa de Passagem e o Abrigo Luz e Vida têm a capacidade de atender até 20 crianças e adolescentes por unidade, ofertando aos acolhidos um ambiente acolhedor, semelhante a uma residência. O acolhimento provisório nas Casas Lares é direcionado para até 10 crianças e adolescentes de ambos os sexos, de 0 a 17 anos e 11 meses, em situação de medida de proteção e em situação de risco pessoal, social e de abandono, cujas famílias ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção.
O afastamento da criança ou do adolescente da família deve ser uma medida excepcional, aplicada apenas nas situações de grave risco à sua integridade física e/ou psíquica. O objetivo é viabilizar, no menor tempo possível, o retorno seguro ao convívio familiar, prioritariamente na família de origem e, excepcionalmente, em família substituta (por meio de adoção, guarda ou tutela).
Já o Família Acolhedora, é uma modalidade de atendimento inserida no Plano Municipal de Acolhimento Institucional e Familiar para Crianças e Adolescentes da capital, com o objetivo proporcionar a menores vítimas de violação de direitos o acolhimento temporário por famílias cadastradas no serviço.
PROGRAMAÇÃO
Ainda como parte da programação alusiva ao Dia das Crianças, a Semcas realiza uma vasta programação nos equipamentos sociais, com diversas atividades, tais como, piquenique, almoço e festas temáticas, banhos de piscina, distribuição de brinquedos, contação de história, cinema e passeios.
Nesta terça-feira (9), por exemplo, mais de 60 crianças do Centro de Convivência da Vila Luizão participarão de uma sessão de cinema em um shopping no Calhau. Para muitas, essa será a primeira experiência dentro de um cinema.
Para a realização desta programação especial da semana da criança, a Semcas conta com diversos parceiros, como, Grupo Keila Show, Rotary, Loja Maçônica, Sesc, grupo Valorizar, Clube de Mães do Tutu, Coordenação de Acolhimento Familiar e institucional, Cras Bequimão e Vinhais, e União de Moradores da Vila Luizão, Vicente Fialho e Jardim América. A ação tem apoio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana com atividades do Cidadão Limpeza. 

0 comentários:

Postar um comentário