Prefeitura de São Luís promove ações para celebrar a Semana do Meio Ambiente

, , No Comments

Evento será aberto segunda-feira (4) e ocorrerá até sexta (8), no Parque do Bom Menino; na ocasião serão expostas ações de preservação ambiental mantidas pela gestão do prefeito Edivaldo.


Um abraço simbólico nas árvores do Parque do Bom Menino marca a abertura das ações da Semana do Meio Ambiente, nesta segunda-feira (4), a partir das 9h. A iniciativa da Prefeitura de São Luís tem como foco debater e conscientizar para ações de preservação ambiental desenvolvidas na gestão do prefeito Edivaldo. Palestras, rodas de conversas, oficinas de capacitação e plantio de mudas estão entre as atividades do evento. A semana prossegue até sexta-feira (8) e faz referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.
A preservação do meio ambiente é uma preocupação da Prefeitura e se reflete nas ações desenvolvidas pela gestão do prefeito Edivaldo, aponta a secretária municipal de Meio Ambiente (Semmam), Maluda Fialho. "O prefeito Edivaldo tem nesta área um compromisso firme. Nesse evento pretendemos trazer a reflexão e sensibilizar toda a sociedade para o cuidado com o nosso meio ambiente", pontuou a gestora. "A proposta da semana é mobilizar a população e agentes públicos sobre a importância de um meio ambiente preservado para a garantia de uma melhor qualidade de vida a nós mesmos. Essa preservação diz respeito a todos nós e é uma responsabilidade de todos", reforça Maluda Fialho.
A programação de abertura vai contar com roda de conversa, oficinas sobre o tema e um momento de observação da natureza com o abraço simbólico em árvore do Parque do Bom Menino, pela manhã. À tarde, roda de conversa, atividade de pintura e cineminha ambiental com vídeos sobre a preservação ambiental. 
O presidente do Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur), Luiz Carlos Boralho, enfatiza os esforços do trabalho conjunto, que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância permanente de preservar o meio em que vivemos. "Deve-se ter essa consciência e sensibilidade para o que é nosso. Preservar nossos mananciais, as espécies da flora. Faremos esse trabalho com a série de oficinas de reciclagem que serão promovidas ao longo da semana e contribuirmos com nossa parte no processo de preservação", pontuou.
Na terça-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, terá presença da primeira-dama, Camila Holanda, em ação de plantio de mudas no Parque do Bom Menino, das 14h às 17h. Materiais recicláveis serão utilizados para confecção de brinquedos em oficina promovida no evento. Ainda na programação do dia, atividades com jogos educativos, debate sobre resíduos sólidos em roda de conversa, distribuição de mudas e abraço simbólico em uma árvore do parque.
A importância da preservação ambiental será reforçada durante contação de histórias sobre o tema, na ação Pé de Livro, na quarta-feira (6), pela manhã; na quinta-feira (7), o público participa de trilha ecológica onde serão passadas informações do meio ambiente, apreciam o musical 'Aprendendo e Preservando o Meio Ambiente Através da Música'. No encerramento, sexta-feira (8), a palestra 'A Semmam e o atual cenário ambiental em âmbito municipal', para alunos do Instituto Federal do Maranhã (IFMA).
Durante a semana ambiental, o Impur vai realizar oficinas de reciclagem com uso de garrafas pet, caixas de papelão, garrafas de plástico e vidro, além de pneus. As datas e horários serão definidas. Além do Meio Ambiente e Impur, as secretarias municipais da Criança e Assistência Social (Semcas), Educação (Semed) e Saúde (Semus) terão ações no evento.
DESCARTE REGULAR
Integrando as ações em alusão ao mês do meio ambiente, a Prefeitura realiza o Fórum Municipal Lixo Zero São Luís, sob a coordenação do Comitê Gestor de Limpeza Urbana. "Objetivo do evento é discutir ações que fortaleçam e incentivem práticas sustentáveis na capital, diminuindo a geração de resíduos sólidos", pontua a presidente do Comitê, Carolina Estrela. O fórum será dia 13 de junho, no Convento das Mercês, Centro Histórico.
No evento serão apresentadas boas práticas que incentivem a sustentabilidade. Os convidados apresentam o que têm feito em sua vida, comunidade, empresa ou instituição, seguindo o conceito Lixo Zero. Entre os convidados está o presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini.
Lixo Zero é uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais residuais são projetados permitindo seu uso no pós-consumo.
AÇÕES DE PRESERVAÇÃO
No conjunto de ações da Prefeitura na preservação ambiental das áreas verdes de São Luís está o Plano de Manejo do Parque Esportivo e Recreativo do Bom Menino, que há cinco anos é uma Unidade de Conservação. O espaço tem finalidade esportiva, de lazer e preservação ambiental, sendo muito frequentado pelos ludovicenses.
O documento está em organização e estabelece normas, restrições de uso, ações a serem realizadas e formas de manejo dos recursos naturais do parque, na área interna e em seu entorno. Ainda, ações de plantio de mudas em espaços públicos da cidade como as praças e em atividades educativas nas escolas da rede municipal.

0 comentários:

Postar um comentário