A executiva estadual do PT no Maranhão rejeitou na última sexta-feira (28), o pedido de refiliação da ex-prefeita de Urbano Santos, Iracema Vale. Dos 18 membros da executiva, 11 votaram de forma contrária, 2 favoráveis, 1 se absteve e quatro estiveram ausentes.
Iracema Vale foi filiada ao PT até junho de 2020, quando pediu desfiliação do partido. Na época, ela justificou o ato por conta da sua aproximação com Aluísio Mendes (PSC), que é da base do governo Bolsonaro e ele ajudaria na destinação de recursos ao município de Urbano Santos, porém o fato dela estar filiado ao partido do ex-presidente Lula dificultava o trâmite em Brasília.
Após terminar o mandato de prefeita e com a pré-candidatura posta a deputada estadual, Iracema Vale, voltou a se filiar ao PT no diretório municipal de Urbano Santos. Porém, a regra do partido é que um retorno aos quadros do partido tem que passar pela aprovação da executiva estadual.
Diante dessa situação, vários petistas eram contrários a refiliação de Iracema Vale e chegaram a apresentar um carta que rejeitava o nome da ex-prefeita. Após essa reação, a executiva decidiu discutir a situação, que rejeitou em definitivo a refiliação da ex-petista.
Agora o caminho de Iracema Vale deve ser o PSB, uma vez que o PSC de Aluísio Mendes não viabilizou uma chapa para a disputa de deputado estadual.
0 comentários:
Postar um comentário