ELEIÇÃO! TJ/MA: Nelma Sarney e Paulo Velten disputam à presidência nesta quarta-feira

, , No Comments

 

Ocorre logo mais nesta quarta-feira (2), a eleição da nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça do Maranhão. Os protagonistas são a desembargadora Nelma Sarney e o desembargador Paulo Velten. Alguns apontam que a eleição será decidida nos detalhes, o que já deixa a disputa com ares de que será uma das mais acirradas dos últimos anos. 

Desde 2017, ocorre uma disputa pela presidência. Pela tradição, a eleição da Mesa Diretora era apenas uma tradição, porém nas últimas três eleições vem ocorrendo um embate entre os desembargadores.

No primeiro confronto, José Joaquim venceu Nelma Sarney por 16 votos a 10 e 1 voto em branco. Em 2019, Lourival Serejo venceu com 16 votos contra 14.

Além de Nelma e Velten também deve ocorrer disputa pelos demais cargos da Mesa Diretora. Ricardo Duailibe e Marcelino Everton disputam a vaga de vice-presidente; e Froz Sobrinho e Raimundo Barros, concorrem ao cargo de corregedor-geral da Justiça.

Os vencedores tomam posse no mês de abril desse ano e ficam nos cargos até 2024.

Perfis

Nelma Sarney é desembargadora do TJMA desde o ano de 2001 e assumiu a função após exercer cargo de juíza. Já foi corregedora-geral de Justiça entre 2015 e 2017, assim como presidiu o TRE do Maranhão no ano de 2009.

Paulo Velten é desembargador do TJMA desde o ano de 2007 e assumiu a função através do quinto constitucional, após exercer a advocacia. É atualmente corregedor-geral de Justiça desde 2019.

0 comentários:

Postar um comentário