CMSL! VEREADOR ÁLVARO PIRES: Projeto propõe maior proteção a condutores de veículos

, , No Comments

 

Tramita na Câmara Municipal de São Luís o Projeto de Lei 230/21, de autoria do vereador Álvaro Pires (PMN), que dispõe sobre a obrigatoriedade de a distribuidora de energia elétrica instalar equipamentos de segurança viária em áreas próximas aos postes de distribuição de energia. 

Segundo o texto da proposição, defensas metálicas, equipamentos previstos no Código de Trânsito Brasileiro para efetiva proteção dos condutores, podem ser usadas em locais estratégicos, onde estatisticamente ocorrem maiores incidências de acidentes, sejam na zona urbana ou zona rural. As defensas metálicas são usadas há décadas e ajudam a absorver parte da energia do impacto durante um acidente, reduzindo os danos aos ocupantes dos veículos. 

Segundo o vereador, as áreas mais sensíveis de ocorrer impactos são onde têm a maior incidência de posteamento, principalmente em vias longas. Choques de motocicletas e carros em postes são comuns no trânsito. 

Álvares Pires explicou que as companhias de distribuição de energia fazem uma proteção inadequada utilizando cilindros de concreto ou com enchimento de areia que apenas protegem os postes em detrimento dos condutores. A instalação de defensas seria uma proteção a mais. 

“As estatísticas de acidentes de trânsito com vítimas em São Luís são preocupantes, essa realidade tornou-se um grave problema de saúde pública. Pensando em contribuir com a redução dessas tristes estatísticas, essa proposta vem para tornar mais seguro o ir e vir dos profissionais que utilizam veículos automotores em suas atividades diárias. A colocação de equipamentos adequados, homologados pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) ajudam a proteger o bem maior de nossa sociedade que é a vida humana”, disse Álvares Pires. 

0 comentários:

Postar um comentário