Nova etapa de imunização inclui também o terminal do Distrito Industrial e será realizada entre os dias 28 de julho e 3 de agosto.
Prefeitura de São Luís prorroga vacinação contra sarampo nos terminais de integração da capital. A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), informa que a vacinação contra o sarampo em terminais da integração, uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior executada com sucesso entre os dias 20 e 23 deste mês, terá prosseguimento com postos volantes neste locais com ações entre os dias 28 de julho a 3 de agosto. Uma novidade será a ampliação da cobertura, com a inclusão do terminal do Distrito Industrial (situado no km 7 da BR-135) que passa a integrar a lista ao lado dos terminais da Cohab, Praia Grande, Cohama e São Cristóvão que receberão novamente equipes de vacinadores.
No dia 28 deste mês (terça-feira), das 8h30 às 16h, os vacinadores estarão no Terminal da Cohab. No dia seguinte, as equipes estarão mobilizadas no Terminal da Cohama. No dia 30 deste mês, os trabalhos acontecerão simultaneamente (das 8h30 às 16h) nos terminais da Praia Grande e do São Cristóvão. Por fim, no dia 3 de agosto (segunda-feira), o cronograma será encerrado no Terminal do Distrito Industrial. A Semus frisa ainda que, no Distrito Industrial, a vacina será aplicada somente pela manhã (das 8h ao meio-dia).
Na primeira fase da vacinação nos terminais - entre os dias 20 e 23 deste mês - cerca de 3.700 pessoas foram protegidas. No terminal do São Cristóvão, por exemplo, foram aplicadas 1.320 doses somente na quinta-feira (23).
Com base em orientação do Ministério da Saúde (MS), estão sendo vacinados os usuários entre 20 e 49 anos de idade que já tomaram pelo menos uma vez na vida a vacina ou que jamais recebeu uma dose. As ações contra o sarampo se intensificaram no início deste mês, após a Semus finalizar – com sucesso – a campanha contra a Influenza/H1N1.
Para o secretário de Saúde de São Luís, Lula Fylho, assim como na primeira fase, a vacinação contra o sarampo nos terminais deverá atingir novamente o seu objetivo, ou seja, a ampliação da cobertura. “A população entendeu o chamamento da Prefeitura e procurou os terminais para se proteger. Quem ainda não tomou as doses, pode seguir o cronograma e se vacinar”, afirmou.
Em julho, foram vacinadas (até esta sexta-feira, dia 24), cerca de 20.800 pessoas contra o sarampo. A Semus reforça ainda que, em paralelo com a ação nos terminais, as doses estarão disponíveis em unidades de saúde e escolas. A Unidade Mista do Bequimão saiu da lista, em virtude das obras de reforma em andamento. A Escola Militar Tiradentes também não consta mais da lista de locais com a vacina. A campanha segue até o dia 31 de agosto.
0 comentários:
Postar um comentário