A pesquisa do Instituto DataIlha para a prefeitura de São Luís, divulgada nesta quarta-feira ,22, foi uma estrategia equivocada de seus contrantes. A ideia era bombar os números do pré-candidato Rubens Júnior com um hipotético apoio do ex-presidente Lula. nesse cenário ele aprece com 13 pontos. Mas, na verdade, num cenário real, sem o apoio de Lula, Rubens continua com um desempenho sofrível e aprece apenas com 3,5%, apesar dos esforços.
A pesquisa também não incluiu o nome da deputada Detinha, pré-candidata e já com intensa movimentação.
Cenário com apoio de Lula
Apesar do subterfúgio, o Datailha não conseguiu fugir do óbvio. Segundo os dados divulgados hoje, Eduardo Braide (Podemos), segue na liderança, com ampla vantagem, marcando 33,7%.
Rubens Júnior apareceria, neste cenário hipotético, 13 pontos percentuais atrás.
Em terceiro viria Duarte Júnior (Republicanos), com 9%, seguido por Wellington do Curso (PSDB), com 6,4%, Neto Evangelista (DEM), com 5,7%, e Adriano Sarney (PV), com 3,1%.
Cenário real
No cenário real, sem a indução do eleitor com a pergunta sobre suposto apoio de Lula a um candidato, a vantagem de Braide é ainda maior e garantiria sua vitória em primeiro turno.
De acordo com o levantamento, o pré-candidato do Podemos teria 40,1% das intenções de voto, contra 3,5% de Rubens.
O segundo colocado, nesse caso, novamente seria Duarte Júnior, com 9,5%, seguido por Wellington do Curso (7,8%), Neto Evangelista (6,7%), Bira do Pindaré (4,7%) e Adriano Sarney (3,9%).
A Pesquisa DataIlha foi encomendada pelo blog do jornalista Jorge Vieira e registrada na Justiça Eleitoral sob o número 0027/2020. Foram ouvidos 1.014 eleitores, entre os dias 13 a 15 de julho deste ano. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais, ou para menos. E o índice de confiança é de 95%.
0 comentários:
Postar um comentário