Em discurso na sessão plenária desta terça-feira (7), a deputada Helena Duailibe (Solidariedade) e o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Rafael Leitoa (PDT), destacaram a eleição, por aclamação, do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, para a Presidência do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). A eleição e a posse ocorreram no último sábado, por meio de videoconferência.
“É um feito que precisa ser registrado. Nunca, na história do Maranhão, nós tivemos um secretário de Estado da Saúde representando o nosso Conselho, ou seja, todo o nosso Brasil. É um mérito”, afirmou Helena Duailibe.
A deputada disse que foi gestora de saúde e sabe o quão importante é, para o Maranhão, ter um dos seus gestores ocupando esse cargo. Ela ressaltou que Carlos Lula teve a primeira audiência com o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, buscando não somente benefícios para o Maranhão, mas para o Brasil. Segundo a parlamentar, a reunião foi para pedir que o Ministérioda Saúde intervenha na compra de equipamentos hospitalares e de proteção à Covid-19 para os estados.
Helena Duailibe também prestou homenagem ao ex-prefeito de Poção de Pedras, Gildázio Ângelo, de 59 anos, falecido no domingo (5), por complicações decorrentes da Covid-19, e lembrou que ele foi um dos presidentes do Conselho de Secretários Estaduais de Saúde do Maranhão (Cosemes).
“Gildázio foi uma das pessoas que começaram a mostrar a importância desses conselhos e aqui foi presidente do Cosemes. Com o Dr. Lisboa, Tema e muitos outros, ele conseguiu mostrar a importância desse Conselho. Gildázio estaria muito feliz em saber que, pela primeira vez, nós temos um secretário de Saúde do Maranhão ocupando a presidência do Conass. É um grande feito e um orgulho para o nosso estado”, afirmou a parlamentar.
Posição de destaque
Rafael Leitoa também parabenizou o secretário Carlos Lula pela eleição e posse na Presidência do Conass. “Pela primeira vez, na história do Conass, um maranhense dirige esta importante entidade, prova de reconhecimento, trabalho sério e árduo pela saúde do Maranhão, pela frequente participação nas discussões e no debate, pela habilidade de discutir, de persuadir”.
Na avaliação do líder do governo, o Maranhão passa a ocupar uma posição de destaque no que diz respeito à discussão das políticas públicas brasileiras. “Parabenizo o doutor Carlos Lula e que Deus possa abençoá-lo nesta nova missão”.
Rafael Leitoa também manifestou pesar pelo falecimento do ex-prefeito Gildásio Angelo que, segundo o parlamentar pedetista, além de político, era um grande técnico e militante, principalmente na área da saúde.
“Infelizmente, mais uma vida ceifada pela Covid-19. Apesar de todo o esforço para salvá-lo, o vírus foi mais forte, infelizmente”.
0 comentários:
Postar um comentário