SÃO LUÍS! GOVERNO FRANCÊS: Prefeito Edivaldo recebeu embaixadores para tratar sobre investimentos na ilha

, , No Comments

O gestor se reuniu com o ministro conselheiro da Embaixada da França, Gilles Pecassou e o diretor da Agência Francesa de Desenvolvimento, Philippe Orlianges; na pauta temas como infraestrutura, turismo, cultura e economia. 


Investimentos nas áreas da infraestrutura turística, urbana, cultural, educacional e do desenvolvimento econômico na capital maranhense foram os principais assuntos discutidos na reunião realizada nesta segunda-feira (21), entre o prefeito Edivaldo, o ministro conselheiro da Embaixada da França, Gilles Pecassou e o diretor da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Philippe Orlianges. A comitiva está em visita ao Maranhão para apresentar o leque de oportunidades e parcerias bilaterais que podem ser celebradas em favor do desenvolvimento local e, ainda, visando estreitar os laços entre São Luís e o país com o qual já tem expressiva ligação histórica. A reunião aconteceu no Palácio la Ravardière, com a presença do vice-prefeito Julio Pinheiro e de secretários municipais.
No ato, o prefeito Edivaldo destacou como positiva a sinalização da Agência Francesa de Desenvolvimento em financiar projetos visando à melhoria da qualidade de vida da população ludovicense. A AFD é o braço do governo francês voltado para a cooperação financeira com o setor público de outros países, em apoio a projetos de infraestrutura urbana diretamente relacionados à conservação ambiental e à melhoria na qualidade de vida das populações mais carentes.
"Tivemos uma reunião muito produtiva e nossa expectativa é avançar ainda mais nessa importante parceria com a França, em diversos setores da administração pública com vistas à promoção do desenvolvimento de nossa cidade em diversos setores. Iniciamos aqui as conversações para priorizarmos as áreas que devem ser atendidas, para que mais esta parceria internacional possa resultar em investimentos concretos visando ao desenvolvimento de nossa cidade no aspecto urbanístico, social, turístico e cultural", afirmou o prefeito Edivaldo.
O gestor municipal destacou ainda que São Luís já tem em desenvolvimento um acordo de cooperação com Saint-Malo, cidade francesa com a qual a capital maranhense tem fortes laços históricos. A relação entre as duas cidades remete à história da fundação de São Luís, pois foi desse território francês que partiram as caravelas trazendo a expedição de Daniel de La Touche e os colonizadores franceses que fundaram São Luís.
ACORDO
O acordo celebrado com a cidade de Saint-Malo visa propiciar o desenvolvimento de projetos compartilhados nas áreas da cultura, patrimônio histórico e turismo. O termo foi assinado durante visita de uma comitiva do município à França, liderada pelo vice-prefeito Julio Pinheiro, oportunidade na qual participaram do Encontro para Internacionalização das Comunidades Territoriais, realizado em Paris com o objetivo de fortalecer a política internacional de cooperação entre o governo francês e governos de outras localidades em diversas partes do mundo.
Um dos projetos desenvolvidos por meio da parceria com o município de Saint-Malo é o Educação Patrimonial, para beneficiar estudantes de escolas públicas de ambos os lugares, para que se apropriem do conhecimento sobre bens culturais locais e tenham atividades de ensino das línguas francesa e portuguesa. A ação é desenvolvida por meio das secretarias municipais de Educação (Semed), Relações Institucionais (Semai) e a Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph).
"Teremos novas reuniões durante esta semana para delinearmos melhor essa parceria com o governo francês, por meio de sua Embaixada no Brasil e da Agência Francesa de Desenvolvimento, que vai permitir incentivos de ordem mais concreta principalmente nas áreas do desenvolvimento urbano, assim como também a cultura, a educação e o turismo. Ressalto que esta parceria é extremamente positiva para nossa cidade e que vem para consolidar ainda mais nossas relações internacionais com este país e estreitar os laços históricos que já nos une", observou o vice-prefeito Julio Pinheiro.
PARCERIA
O ministro conselheiro da Embaixada da França, Gilles Pecassou, ressaltou as peculiaridades existentes entre São Luís e a França e a importância da parceria para o desenvolvimento local e o estreitamento dos laços entre a França e a capital brasileira que foi fundada por franceses.
"São Luís é uma cidade bem particular para os franceses e que tem um lugar especial no coração de todos nós, por isso começamos nossa visita ao Nordeste pela capital maranhense. Iniciamos nesta reunião as primeiras conversações para levantarmos as prioridades apontadas pelo município nas áreas que pretende realizar projetos em parceria com a França, dentro do leque de possibilidades de investimentos que temos para desenvolver. O nosso interesse é colaborar com essa cidade que muito significa para nós e estreitar os laços no âmbito da cooperação e do desenvolvimento, visando ações de estímulo do turismo, da cultura, da educação com ênfase para o intercâmbio de estudantes de ambos os locais", disse Gilles Pecassou.
O diretor da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Philippe Orlianges, informou que a Agência procura, no marco das relações bilaterais com o Brasil, investir em cidades do Norte e Nordeste do país com potencial de negócios e de investimentos. Esse apoio ocorre por meio de empréstimos para instituições públicas com projetos como eficiência energética, infraestrutura de transporte, manejo de resíduos e recuperação de áreas degradadas.
"E São Luís, por todas as características que apresenta nos aspectos históricos, turísticos e culturais, entra nessa nova dinâmica de cooperação que a FDA quer estabelecer. Avançamos já alguns passos nessa reunião que participamos com o prefeito Edivaldo e sua equipe, à medida que a Prefeitura já sabe exatamente quais são suas prioridades e as áreas que pretende receber investimentos e realizar parcerias, entre elas está a de infraestrutura urbana e drenagem. A agência de Desenvolvimento Francês é financiador de investimento públicos em infraestrutura socialmente includentes, portanto, eu acredito que avançaremos especificamente nas áreas que promovam melhor qualidade de vida da população local", disse o diretor da AFD.
Na reunião, a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo, ressaltou a relevância da parceria para o desenvolvimento do setor e destacou a frequente presença de turistas franceses em São Luís. "Essa parceria sinaliza com investimentos em diversos setores, o que nos deixa ainda mais felizes porque tudo o que for realizado em favor da cidade reflete, consequentemente, no desenvolvimento do turismo. Além do mais, essa parceria vem para reforçarmos ainda mais a relação histórica e amigável que já mantemos com esse povo", disse a secretária.
A secretária municipal de Relações Institucionais, Ana Paula Rodrigues, informou que a Embaixada Francesa e a Agencia Francesa de Desenvolvimento desejam ampliar as parcerias com São Luís não apenas pelas relação histórica que existe entre ambos, mas por considerar a capital maranhense um polo de desenvolvimento em potencial. "A partir desta reunião, vamos ter a oportunidade de apresentar alguns projetos de nosso interesse e desenvolvê-los com o apoio da Embaixada francesa e da AFD. Já temos acordo de cooperação internacional com a cidade de Saint-Malo e nossa perspectiva é ampliar ainda mais nosso leque de benefícios por meio dessa importante cooperação internacional", concluiu Ana Paula.

0 comentários:

Postar um comentário