PARABÉNS! FEIRINHA SÃO LUÍS: Prefeitura celebrou aniversário de 30 anos do programa Feira Livre

, , No Comments

Evento reuniu nesta última segunda-fera (21), feirantes e seus familiares em um dia de lazer com atividades esportivas e culturais na Associação dos Servidores da Caema. 

O programa Feira Livre, gerenciado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), que tem como principal objetivo diversificar os locais de compra e oferecer produtos hortifrutigranjeiros, cereais, pecuários e peixes a preços mais competitivos, completou 30 anos de existência nessa segunda-feira (21). Para marcar a data, a gestão municipal promoveu um evento com atividades esportivas e culturais. O programa foi criado ainda com o objetivo de garantir postos de trabalho e facilitar o escoamento de parte da produção da agricultura familiar dos polos agrícolas assistidos e estimulados pelo município.
"Por determinação do prefeito Edivaldo, temos fomentado cada vez mais a produção agrícola familiar, contribuindo com o aumento do escoamento em nossos equipamentos públicos de abastecimento, como as feiras livres. Um programa exitoso que valoriza o trabalho do feirante e impulsiona as vendas do pequeno agricultor", destacou o secretário da Semapa, Ivaldo Rodrigues.
Para celebrar os 30 anos da iniciativa, foi realizado um jogo de futebol amistoso entre os feirantes e os funcionários da Semapa, com empate de dois gols para cada time. A comemoração foi realizada na Associação dos Servidores da Caema e teve ainda momentos de lazer entre os feirantes, familiares e servidores da Semapa, com música ao vivo ao som dos cantores Fábio Souza e Edilene Silva. A programação teve almoço e bolo oferecido aos feirantes e sorteio de cestas com produtos selecionados em parceria com as empresas Agrolusa, Fribal Franchising e Supermercados Mateus.
"São 6 anos à frente da associação e podemos afirmar que a produção local ganha cada vez mais espaço no mercado, mostrando que aqui temos produtos com qualidade para abastecer a mesa do maranhense. Sou grato pelo incentivo que o Governo do Estado e a Prefeitura dão aos produtores locais. Para nós é uma vitória poder celebrar os 30 anos do programa Feira Livre, que dá sustento a tantas famílias", disse o presidente da Associação dos Produtores e Feirantes de Hortifrutigranjeiros da Grande São Luís (Prohort), Reginaldo Fonseca Cantanhede.
Durante o mês, são realizadas 36 feiras livres na capital em diferentes bairros, com mais de 400 feirantes cadastrados. Os fregueses que gostam de produtos naturais e saudáveis podem encontrá-los frescos, vindos direto da plantação e comprá-los das mãos dos produtores rurais de São Luís nas feiras livres.
HISTÓRIA
O programa Feira Livre surgiu em 1988 da necessidade que os agricultores familiares e pequenos produtores tinham de mostrar o valor e qualidade de sua mercadoria em comparação com a dos atravessadores. No início, uma média de 45 barracas eram montadas, algumas divididas entre duas famílias de produtores, dependendo da quantidade que tinham para ofertar em produtos.
"A feira livre tem um significado muito grande pra mim, é como se fosse um filho. Ela cumpre o seu papel até hoje de melhorar o valor de comercialização da produção do pequeno produtor e de criar a alternativa de um preço melhor ao consumidor, além da integração da comunidade com os produtores da zona rural", destaca o produtor agrícola Said Zeitouni, de 58 anos, um dos fundadores do programa.
SAIBA MAIS
CRONOGRAMA DAS FEIRAS LIVRES EM SÃO LUÍS:
Terça-feira, de 14h ás 21h do bairro Cohab IV.
Endereço: Rua "B", S/N, Planalto Anil I (Avenida de acesso ao Cohatrac);
Quarta-feira, de 14h ás 21h, no bairro Vinhais.
Endereço: Avenida 1, S/Nº, Vinhais (Próximo ao Posto Brasil);
Quinta-feira, de 14h ás 21h na Praia-Grande.
Endereço: Aterro do Bacanga, Centro (Próximo ao circo da Cidade);
Sexta-feira, de 14h ás 21h, no bairro Renascença.
Endereço: Rua Cedro, S/Nº, Renascença, próximo ao Hiper Bom Preço;
Sexta-feira, de 14h ás 21h, do Planalto.
Endereço: Av. Guajajaras S/N, Planalto Anil (Próximo ao posto Ipiranga);
Sábado, de 7h às 13h, no bairro Bequimão (fixo).
Endereço: Av. Perimetral Norte, S/N, Bequimão;
Sábado, de 7h às 13h, na Madre Deus (fixo).
Endereço: Praça da Saudade, Madre Deus;
Sábado, de 7h às 13h, do Turu (fixo).
Endereço: Avenida 06, S/N, Habitacional Turu;
Além das feiras livres e da Feirinha São Luís, que ocorre aos domingos no Centro, das 7h às 13h, existe ainda a Feira do Produtor, que é realizada todos os sábados, de 7h às 13h, no bairro Angelim, onde metade das bancas são destinadas para venda de produtos direto dos produtores agrícolas familiares da capital. A Feira do Produtor ocorre na Rua 27, S/Nº, Angelim (Próximo ao Ecoponto do Angelim e Restaurante Xico Noca).

0 comentários:

Postar um comentário