Prefeito Edivaldo participa de solenidade de início da operação da Usina de Pelotização da Vale

, , No Comments

Evento marcou a reativação do empreendimento que vai gerar emprego e renda para a capital, contribuindo para o desenvolvimento do município.

O prefeito Edivaldo, ao lado do governador Flávio Dino e outras autoridades, participou, na manhã desta sexta-feira (4), da solenidade que marcou o início da operação da Usina de Pelotização da Vale. A usina, que teve suas atividades paralisadas em 2012, tem capacidade anual de produção de 7,5 milhões de toneladas e é uma das 11 do tipo no Brasil. O empreendimento, além de gerar novos postos de trabalho na cidade, contribui para o desenvolvimento, principalmente econômico, do município, do estado e do país.

"Esse é um momento muito importante para a nossa cidade. Ficamos muito felizes e satisfeitos com o sucesso de um empreendimento como esse, que vem trazer diversos benefícios para São Luís, especialmente no campo da economia. Essa usina contribuirá ainda mais para o desenvolvimento da nossa cidade, com a geração de emprego e a circulação de renda", destacou o prefeito Edivaldo.
Mais de 90% de maranhenses compõem o quadro de funcionários do empreendimento. "Essa usina é relevante para o estado do Maranhão, especialmente para a economia. A retomada das atividades de pelotização significa maior geração de emprego no estado e crescimento das exportações, o que é positivo tanto para o Maranhão quanto para todo o Brasil", destacou o governador Flávio Dino.
A pelotizadora de São Luís está localizada na área Itaqui-Bacanga, próxima ao Boqueirão. Com a retomada do trabalho da usina, serão gerados 370 postos de trabalho, em áreas técnicas como mecânica, elétrica, eletroeletrônica, eletrotécnica, metalurgia, química e eletrônica. Construída pela Vale em 2002, para a retomada da usina foram investidos US$ 104,5 milhões.
O diretor-presidente da Vale, Fábio Schvartsman, enfatizou a contribuição da empresa com o desenvolvimento local e nacional. "Em um momento em que o mercado nacional está ávido por esse tipo de produto, esse momento representa o nosso compromisso com o estado do Maranhão e a nossa preocupação com o desenvolvimento da cidade, do estado e de todo o país", destacou.
O vice-prefeito de São Luís, Julio Pinheiro, e o secretário municipal de Planejamento, José Cursino Moreira, também participaram do evento. "A Vale está de parabéns pelo esforço para a retomada da produção de pelotas, pois além de contribuir com o mercado local ajuda a desenvolver a cidade e o Maranhão", ressaltou Julio Pinheiro. "É um empreendimento de grande porte que beneficia a sociedade, o governo e o país como um todo", acrescentou o titular da Secretaria Municipal de Planejamento e Orçamento (Seplan).
Também estiveram presentes na solenidade o vice-governador Carlos Brandão; e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez; além de representantes das comunidades da região Itaqui-Bacanga e dos trabalhadores e membros da gestão estadual e municipal.

0 comentários:

Postar um comentário