Prefeitura entrega nos próximos dias Praça Rio Anil que está com obras sendo finalizadas

, , No Comments

A dona de casa Conceição Baltazar ressaltou a valorização da área.  
Serviço integra pacote de requalificação dos espaços públicos da gestão do prefeito Edivaldo com fins à melhoria da qualidade de vida nos bairros da capital.

A Prefeitura de São Luís está concluindo as obras de construção da Praça Rio Anil, no bairro de mesmo nome, para entregar à população mais um espaço público revitalizado. Os serviços, executados pelo Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), integram o conjunto de obras realizadas pela gestão do prefeito Edivaldo para construção e requalificação dos espaços públicos com fins à melhoria da qualidade de vida nos bairros da capital. Com a requalificação, o espaço é um novo local de lazer e diversão para famílias do entorno. 
"Estamos finalizando os últimos serviços de mais uma praça construída por determinação do prefeito Edivaldo, que se preocupa com o bem-estar da população. Por essa razão, o município vem desenvolvendo políticas públicas que contemplem a revitalização de logradouros fundamentais à vida social da comunidade, ofertando novos espaços para favorecer o lazer de crianças, adultos e idosos", afirmou o presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), Luiz Carlos Borralho.
Com aproximadamente 800 metros, o espaço foi amplamente reformado, ganhando um novo visual arquitetônico e paisagístico. Além de passeio completo, a Praça Rio Anil também vai disponibilizar aos frequentadores coreto, bancos, rampas com acesso a pessoas com deficiência, ajardinamento e requalificação total da iluminação pública.
Para integrar a comunidade no processo de manutenção, fiscalização e uso dos espaços, a Prefeitura criou os comitês gestores em cada uma das praças revitalizadas. "Os comitês visam democratizar a participação da população na gestão do espaço, estimulando nos moradores o espírito de pertencimento sobre o local e, com isso, garantir a participação da população no cuidado com o equipamento público", frisou Borralho
Quem mora na localidade pode agora contemplar um novo cenário, mais propício às atividades sociais e ao lazer. A dona de casa Conceição Baltazar, 31 anos, lembra de como era a área em frente à sua residência e a satisfação em ver a mudança promovida pela Prefeitura. "Aqui era um lamaçal e bem na minha porta, ficava difícil até caminhar. Eu já estou gostando e valorizando o que temos aqui na nossa comunidade", afirmou.
No espaço cimentado, os moradores já se reúnem para atividades físicas. Toda semana, as aulas de zumba organizadas pelos próprios habitantes fazem mais animadas as noites no bairro. "Aqui virou nosso espaço de dança, de se movimentar e reunir para exercitar o corpo e se distrair. Ficou muito bonito mesmo e a gente vai fazer bom uso desse espaço e preservar, pois é nosso", destaca a dona de casa, Sileia de Sousa Feitosa, 38 anos. Na área serão instalados ainda equipamentos da Academia da Saúde.
PLANO DE MELHORIAS
O projeto de revitalização dos espaços públicos desenvolvido pela Prefeitura de São Luís contempla dezenas de praças e outros logradouros em diversos bairros da capital. Nesses locais, as melhorias permitiram o retorno da prática de atividades físicas e esportivas, ações culturais e de lazer, disponibilizando incrementos nunca antes ofertados. Muitos desses espaços também são equipados por academias de saúde ao ar livre, parquinhos infantis, ciclovias, quadras esportivas e iluminação adequada às atividades noturnas.
Entre os espaços já recuperados pela Prefeitura estão as praças da Camboa e Carlos Chaib, ambas na Camboa; Praça do Letrado, no Vinhais; Praça José de Ribamar dos Santos Corrêa, no bairro Rio Anil; Praça da Roxinha, no Ipase de Baixo; Renascer e Ruy Frazão, Cohab; as praças Verão, Praça Jackson Lago e Praça das Árvores Cohatrac; Praça da Criança, na Vila Palmeira; Praça Irmã Gabriela Torselli, na Avenida Mato Grosso, Turu; Praça do Circo Escola, Cidade Operária; e Praça do Pescador, no Portinho, entre outras que somam mais de 30 praças recuperadas.

0 comentários:

Postar um comentário