ALCÂNTARA! FESTA DO DIVINO: Presidente da Assembleia prestigiou programação religiosa naquela cidade

, , No Comments
Presidente da Assembleia participa da programação da Festa do Divino em Alcântara
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB) - ao lado do governador Flávio Dino (PCdoB) e do prefeito de Alcântara, Anderson Wilker (PCdoB) - participou, neste domingo (20), da Missa Solene  da Festa do Divino Espírito Santo em Alcântara. A celebração religiosa foi proferida pelo arcebispo de Pinheiro, Hélio Rama, com auxílio do padre William Guimarães, na Igreja Nossa Senhora do Carmo.
Integraram ainda a comitiva o ex-secretário de Estado de Comunicação e Articulação Política, Márcio Jerry (PCdoB); o deputado federal Weverton Rocha (PDT); o secretário de Cultura do Estado, Diego Galdino; e o ex-deputado federal Gastão Vieira (SD), acompanhado do assessor José Carneiro.
Após a Missa Solene, a comitiva prestigiou o Cortejo do Império e Mordomos, que foi conduzido pela imperatriz, dona Maria Izabel Serejo, e pela mordoma Régia Vana Cristina, figuras tradicionais do Festejo. O arcebispo explicou que a Festa do Divino ou Pentecostes representa a ascensão do Espírito de Jesus Cristo aos céus e é celebrada desde a época da colonização portuguesa. “A celebração serve para mostrar caminhos de luzes”, saudou.
Othelino Neto estava acompanhado da esposa Ana Paula Lobato, presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema). Ele destacou a emoção de ter participado da celebração e de outras atividades da Festa do Divino. “Foi um momento maravilhoso, uma mistura de cultura e religiosidade. A Missa foi também muito boa, o que faz a gente sair daqui com as energias renovadas. Que as bênçãos de Deus nos deem energia e saúde para que possamos continuar lutando por um Maranhão melhor”, afirmou.
Apoio à cultura
O governador Flávio Dino, que estava acompanhado da primeira-dama Daniela Lima, reforçou a importância da Festa do Divino e ressaltou o compromisso da gestão com o fortalecimento das manifestações culturais e religiosas tradicionais do estado.
“Apoiamos a cultura do Maranhão, por isso damos sustentação a todas as festas. É um vetor de desenvolvimento regional com geração de emprego e de oportunidades. Temos a visão de que o Estado tem o dever de apoiar todas as manifestações religiosas, de todas as correntes filosóficas e religiosas. Fazemos isso de modo amplo e especial em Alcântara, patrimônio histórico de nosso Estado e do Brasil", garantiu.
Para Márcio Jerry, além de tradicional, a Festa do Divino potencializa o turismo religioso, dando à cidade de Alcântara projeção nacional. De acordo com o ex-secretário, a valorização das manifestações culturais e religiosas é uma política do governo Flávio Dino.
O prefeito Anderson, que estava com a esposa Raíssa Raiane, agradeceu a presença das autoridades e garantiu que a Festa do Divino é o maior evento religioso do Maranhão. “Os turistas voltaram a encher as ruas locais por conta das medidas que tomamos para embelezar e desenvolver a cidade”, contou.
A comitiva também percorreu pontos turísticos, a exemplo do antigo Pelourinho, apreciando as belezas históricas da cidade. No final do dia, houve a Procissão da Santa Crôa e, nesta segunda-feira (21), haverá a entrega dos postos aos novos festeiros de 2019.

0 comentários:

Postar um comentário