Prefeito Edivaldo acompanhou execução de obra para conter erosão na Jerônimo de Albuquerque

, , No Comments

Para impedir que a erosão avance até a avenida a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos realiza a recuperação do talude com a criação de uma barreira de contenção.

O prefeito Edivaldo acompanhou na noite desta última segunda-feira (16) os serviços para contenção de erosão na Avenida Jerônimo de Albuquerque, nas proximidades do elevado da Cohama. A obra foi provocada pelo temporal que caiu logo nas primeiras horas da manhã do dia, gerando transbordamento do afluente do Rio Anil, prejudicou a barreira de contenção que existia na área e resultou na erosão. Os serviços estão sendo executados pela Prefeitura de São Luís, a fim de impedir o avanço da erosão, o que comprometeria uma das vias mais movimentadas da cidade.

"Essa é uma resposta rápida que o poder público municipal dá à população, agindo prontamente com o objetivo de evitar maiores danos à via e garantir a segurança de quem transita pela região. Com esse trabalho estamos, além de evitando o avanço da erosão, contribuindo para a melhoria do escoamento das águas das chuvas. É com ações como essa que reforçamos o nosso compromisso de, enquanto gestão municipal, atender às demandas da população", destacou o prefeito Edivaldo.
Para impedir que a erosão avançasse até a avenida, o poder público municipal, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), realiza a recuperação do talude com a criação de uma barreira de contenção com solo-cimento, um material obtido através da mistura homogênea de cimento e areia. Para execução da obra é utilizada a técnica rip-rap para estabilização de taludes e contenção de encostas, que consiste na criação de um muro de sacaria de solo-cimento.  
A obra está em andamento e será finalizada com a concretagem do espaço e construção de uma descida de água em concreto, que direcionará a água da avenida para o rio. O trabalho vai conter a erosão que poderia comprometer a via e permitir, ainda, o escoamento adequado das águas pluviais, reduzindo os impactos das chuvas especialmente nesse trecho da avenida.
O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo, explicou que a intenção do poder público municipal é atender às necessidades da população. "Aqui nessa região choveu 62,5 mm em uma hora. É um alto índice pluviométrico, um volume muito grande de chuva. Por determinação do prefeito Edivaldo, estamos acompanhando o impacto das chuvas pela cidade e monitorando pontos como esse, executando serviços corretivos e preventivos", disse o titular da Semosp.
TRÂNSITO
A fim de organizar o trânsito na região durante a execução da obra, a Prefeitura de São Luís também atuou na área com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). Agentes de trânsito trabalharam orientando condutores e mantendo a mobilidade na via, que teve que ser parcialmente interditada para que os serviços pudessem ser executados.
CURVA DO NOVENTA  
Um trabalho semelhante foi executado nas proximidades da Curva do Noventa nesta segunda-feira (16). Equipes da Semosp atuaram na área para a limpeza do canal e para a contenção de erosão, com recuperação da encosta e concretagem. Os serviços, que também favorecem o funcionamento do sistema drenagem, serão concluídos na manhã desta terça-feira (17). O trabalho na área favorece tanto moradores quanto quem trafega pela região.

0 comentários:

Postar um comentário