SÉTIMA ARTE! INCLUSÃO SOCIAL: crianças e adolescentes atendidos no Circo Escola foram levadas pro cinema...

, , No Comments

Turma participou de sessão que exibiu a animação 'O fantástico senhor Raposo', na tarde desta segunda-feira (9) no Cine Praia Grande.



Um momento mágico para os participantes do Circo Escola, da Prefeitura de São Luís. O programa proporcionou a elas uma tarde no cinema, nesta segunda-feira (9), no Cine Praia Grande, quando 30 crianças e adolescentes, acompanhadas de professores e familiares, assistiram ao filme 'O fantástico senhor Raposo'. Trata-se de uma fábula de animação que traz uma lição sobre o valor da família e das amizades. O Circo Escola atende crianças e adolescentes, promovendo interação social com atividades educativas e de lazer.
A secretária municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Andréia Lauande, destaca que o programa busca ainda fortalecer as relações familiares e comunitárias, promovendo a integração e a troca de experiências entre os participantes. "É uma ação que tem caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação dos direitos, como forma de enfrentamento para a vulnerabilidade social. Um projeto diferenciado da Prefeitura de São Luís às populações mais vulneráveis", destacou a secretária.
Participaram da atividade crianças estudantes do bairro Cidade Operária, que ficaram atentas à dinâmica da sessão, iniciada às 16h. A oportunidade trouxe um diferencial à rotina de programação do Circo Escola, por levar as crianças a conhecerem outros meios, destacou a professora Alessandra Martins, que acompanhava os alunos da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Santa Teresa. "É um aprendizado, uma oportunidade de conhecimento e de diversão para eles, sendo que alguns, nunca puderam estar em uma sala de cinema e nem conheciam este espaço. É muito bom, pois eles vão ter uma tarde animada", disse.
Yuri Ícaro Mendes, 13 anos, estava animado com a ação. "Gostei, porque a gente vai além do que fazemos no Circo Escola. Cinema é sempre bom e a gente pode conversar sobre o que viu. E ainda sai da rotina", destacou o jovem que cursa o 7º ano na U.E.B. Santa Teresa. No Circo Escola, ele participa de atividades de futebol e capoeira, pela manhã.
Estudante da 3ª série da U.E.B. Nascimento de Moraes, Lara Sousa, 9 anosEstudante do 3º ano  da U.E.B. Nascimento de Moraes, Lara Sousa, 9 anos, parabenizou a iniciativa. "É muito bacana a gente poder participar dessa atividade. É diferente do que a gente faz e é um momento muito bom. Nem sempre vou ao cinema e estou achando muito legal", disse ela. No projeto da Prefeitura, a jovem faz aulas de capoeira.
No filme 'O Fantástico Senhor Raposo', a personagem principal é uma raposa que dá nome ao filme. Após 12 anos de felicidade bucólica, o senhor Raposo descumpre a promessa que fez à esposa e invade as fazendas de três vizinhos. Com esse ato, coloca em perigo seu casamento, sua família e amigos. Quando os fazendeiros montam uma armadilha, ele precisa confiar na sua astúcia natural para vencer o oponente.
"Gostei muito de participar. O cinema é muito bom e diferente de todas as atividades que a gente faz. Poder estar aqui é muito bom", enfatizou o estudante do 6º ano, da U.E.B. Tancredo Neves, Lucas Felipe Rodrigues, 12 anos. No projeto do Circo Escola ele integra a turma de capoeira, durante a tarde.
AÇÃO SOCIAL
O programa Circo Escola está incluído no grupo de equipamentos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Atende mais de cinco mil pessoas de 60 bairros e tem parceria de rede socioassistencial formada por 58 entidades conveniadas. O público atendido compreende crianças até seis anos; crianças de seis a 15 anos; adolescentes de 15 a 17 anos; e idosos.
O Circo Escola foi criado com a proposta de promover inclusão social e ofertar atividades a crianças e adolescentes em vulnerabilidade. No local, são desenvolvidas ações como oficinas de capoeira, música, dança, rodas de leitura e outros. Além da qualificação e do lazer, as atividades realizadas buscam fortalecer sentimento de pertencimento e identidade, valorizando e respeitando as configurações sociais, locais, assim como os costumes, história e cultura.
O serviço é desenvolvido ainda nos equipamentos sociais da Semcas, com atividades nas áreas referenciadas dos Centros de Referência e Assistência Social (Cras), Centros Especializados de Referência e Assistência Social (Creas), Casa do Bairro e Centro de Convivência da Vila Luizão.

0 comentários:

Postar um comentário