PLANETA ÁGUA! RIO ITAPECURU: Lançada campanha de mobilização sobre importância de criação de Comitê

, , No Comments
Resultado de imagem para IMAGENS DO RIO ITAPECURU

A Comissão de Meio Ambiente, em parceria com a Diretoria de Comunicação Social da Assembleia Legislativa do Maranhão, lançou campanha educativa para mobilizar a sociedade, poder público e usuários, sobre a importância da criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru.  
A primeira ação foi a produção e veiculação de vídeos institucionais de conscientização sobre a importância da iniciativa. Outras serão postas em prática ao longo das audiências públicas que  discutirão o assunto. Os vídeos trazem informações gerais sobre a importância da água para o meio ambiente e destaca que o Comitê é uma espécie de Parlamento das Águas.
A Bacia, conforme o o texto dos vídeos institucionais, corresponde a mais de 16% da área do Maranhão, abrangendo 57 municípios. A capital, São Luís, e todas as cidades ribeirinhas do Itapecuru são abastecidas por ele, considerado o maior rio de integração estadual. Além disso, é usado para pesca, piscicultura, irrigação, agricultura, lazer e até lavagem de roupas.

A instalação do Comitê seguirá um plano de mobilização, com encontros regionais para ampliar o alcance do debate e sensibilizar a sociedade para a participação efetiva no processo. Os comitês são órgãos colegiados formados por representantes da sociedade civil organizada, usuários de água e representações do poder público, cujas atribuições são: promover debates relacionados à gestão integrada dos recursos hídricos, articular a atuação das entidades e propor planos, programas e projetos para a utilização desses recursos.

0 comentários:

Postar um comentário