'O Todos por São Luís aproxima mais a nossa gestão das pessoas': diz prefeito Edivaldo

, , No Comments

Programa implantado há três anos pelo prefeito Edivaldo realizou sua 60ª edição no bairro Gancharia, levando serviços importantes aos cidadãos da área Itaqui-Bacanga.


Em três anos de realização, o programa municipal 'Todos por São Luís' contabilizou mais de 500 mil atendimentos, beneficiando moradores de 430 bairros da capital. Para marcar a 60ª edição do programa, os serviços foram levados mais uma vez aos moradores da região Itaqui-Bacanga. A culminância ocorreu na manhã deste sábado (7), no bairro Gancharia e contou com a presença do prefeito Edivaldo, acompanhado da primeira-dama e coordenadora do 'Todos', Camila Holanda. As ações do todos reforçam os serviços na região implantados na gestão do prefeito Edivaldo.

"É com muita alegria e a certeza de que estamos cumprindo o nosso papel de administrar com a comunidade, que chegamos à edição de número 60 desse programa tão importante, que aproxima a nossa gestão das pessoas e por meio do qual buscamos atender as demandas mais prementes da população. É maravilhoso ouvir as pessoas, estar atento aos seus anseios e, dentro do que é possível à gestão, ofertar as políticas públicas que a comunidade espera que façamos", destacou o prefeito Edivaldo. Também companharam o chefe do executivo municipal o vice-prefeito, Julio Pinheiro, o ex-secretário de Estado, Márcio Jerry, o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo e o vereador Josimar Pinheiro.
Mais uma vez, o mutirão itinerante arregimentou grande número de populares, consolidando-se como um dos programas de maior relevância do município na prestação de serviços básicos essenciais nas áreas da saúde, educação, assistência social, esporte e lazer, segurança alimentar, capacitação profissional, entre outras. No bairro Gancharia, a ação aconteceu no pátio da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Estudante Edson Luiz de Lima Souto.
Esta não é a primeira vez que o programa é realizado na área Itaqui-Bacanga. Com população em torno de 300 mil moradores e cerca de 60 bairros, a região tem recebido investimentos substanciais da Prefeitura de São Luís, nas mais diversas áreas como saúde, infraestrutura urbana e educação.
"Voltar à região Itaqui-Bacanga para a realização de mais esta edição do programa reforça o compromisso do prefeito Edivaldo com a melhoria da qualidade de vida dessa comunidade grandiosa e que tanto necessita da atenção do poder público. Nos três anos de desenvolvimento dessa importante política pública de assistência social ao cidadão, contabilizamos resultados muito positivos, prestando mais de meio milhão de atendimentos e chegando aos mais longínquos lugares do nosso município", afirmou Camila Holanda.
O 'Todos por São Luís', na região Itaqui-Bacanga, contemplou bairros como Anjo da Guarda, Vila Embratel, Vila Nova, Residencial Paraíso, Gapara, além de edições especiais no Hospital da Mulher, no Anjo da Guarda. Só nesta área, as ações contabilizaram cerca de 70 mil atendimentos.
Segundo o vice-prefeito de São Luís, Julio Pinheiro, a gestão municipal tem empreendido grande esforço para tornar a região cada vez melhor para seus moradores. "Com a realização do programa 'Todos por São Luís' na região Itaqui-Bacanga, a Prefeitura consegue estender ainda mais as ações sociais na comunidade, com intervenções e serviços importantes à população", afirmou Julio Pinheiro.
O presidente da Associação Comunitária Itaqui Bacanga (ACIB), Juan Júnior Santiago destacou a importância da ação para a comunidade. "A presença do 'Todos por são Luís' na nossa comunidade é a Prefeitura se materializando através de serviços públicos importantes voltados à população. A iniciativa representa uma excelente oportunidade para que as pessoas possam desfrutar de serviços que muitas vezes têm dificuldades de realizar no dia-a-dia", disse ele.
ATIVIDADES
A culminância do 'Todos por São Luís', no Gancharia, contou com uma programação diversificada de atividades em diversas áreas. Foram disponibilizadas consultas médicas com clínico geral, ginecologia, pediatria, oftalmologia, ortopedia, odontologia, fisioterapia além de consulta de enfermagem, aplicação de flúor, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, exames preventivos ginecológicos, encaminhamentos a consultas especializadas, vacinação humana e animal, entre outros serviços na área da saúde.
A edição do 'Todos por São Luís' no Gancharia contou também com a presença do consultório volante do programa 'Saúde para Todos', ampliando o atendimento de atenção básica à saúde ofertado pela iniciativa. Na área da segurança alimentar, foram distribuídos peixes à comunidade, por meio programa Peixe Solidário.
Também foram realizadas atividades como oficinas de decoração de garrafas, porta retrato com palito de picolé, porta calcinhas, decoração de tiaras, confecção de agenda, chaveiro, pintura facial, porta moeda, desenho livre para crianças e idosos, oficina de customização de panos de prato, de bonequinhas de pano, entre outras atividades. Na área do embelezamento destaque para limpeza de pele, maquiagem e corte de cabelo no salão de cabeleireiro montado no espaço.
O visitante pôde ainda participar da Feira de Artesanato e, ainda, buscar atendimento social e psicossocial nos serviços disponibilizados pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), como recadastramento do NIS, Programa Bolsa Família, Cadastro Único (CadÚNico), orientações sociais, informações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outros serviços.
Para as crianças, a 60ª edição do 'Todos por São Luís' elaborou uma programação especial com diversas atividades lúdicas, brincadeiras como o 'Pense e Pesque', jogos, entre outras ações.
ATENDIMENTOS
A família da dona de casa Suzenir Soares Pinheiro, 32 anos, foi uma das beneficiadas pela ação no Gancharia. Ela aproveitou para levar ao dentista seus quatro filhos, Diogo, Pedro, Davi e Maick. "Oportunidade maior não poderia ter. Há tempos não conseguia levá-los ao dentista e hoje foi muito providencial porque consegui atendimento para todos eles', relatou ela.
A dona de casa Edilza Bastos Lopes, 26 anos, também levou toda a família. "Trouxe todos os meus filhos para consultar com o pediatra e participar das brincadeiras. Eu também aproveitei logo para fazer meu preventivo ginecológico", relatou ela, ao lado dos filhos Erick, 6 anos, e Pedro Henrique, 4 anos.
O autônomo Jenes Viveiros, 27 anos, foi um dos primeiros a ser atendido no salão de cabeleireiro montado no espaço. "Moro aqui perto e soube que iam oferecer o serviço. O atendimento foi nota 10 e gostei muito do corte feito em meu cabelo", disse ele.
AVANÇOS
As ações do 'Todos por São Luís' se somam a outros serviços e políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura de São Luís, na região Itaqui-Bacanga, promovendo melhorias em diversos setores e proporcionando mais qualidade de vida à população. Os investimentos realizados na região, na área da Saúde, por exemplo, promoveram um salto na qualidade do atendimento prestado e na quantidade de serviços ofertadas no setor, sendo que muitos deles nunca antes tinham sido disponibilizados nas unidades da comunidade.
Os avanços podem ser verificados, inclusive, no último relatório de indicadores de desempenho do Hospital da Mulher, no Anjo da Guarda. Tendo como base os últimos três anos, o estudo aponta que a média de atendimentos multidisciplinares nesse período passou de 61 mil atendimentos/ano, em 2015, para 131 mil, em 2017.
O Hospital da Mulher, que até 2013 só oferecia serviços básicos ambulatoriais, passou a disponibilizar também, na gestão do prefeito Edivaldo, atendimentos de média e alta complexidade, com a implantação, inclusive, do setor de neurocirurgia e a ofertar outros serviços como o de diagnóstico e imagem, como tomografia computadorizada, eletroneuromiografia, ultrasson, raio x, entre outros exames. O Hospital da Mulher conta, atualmente, com 53 leitos, sendo 10 de UTI.
Além de investir na assistência de alta complexidade, a Prefeitura de São Luís aprimorou também os serviços de atenção básica à saúde, com a reforma de unidades básicas de atendimentos da Estratégia Saúde Família (PSF). Entre os centros de saúde reformados na área estão o Clodomir Pinheiro Costa, no Anjo da Guarda, e a Unidade Vila Nova, feitos em parceria com a empresa Vale.
O Centro de Saúde Clodomir Pinheiro Costa, além de prestar atendimento da Estratégia PSF, realiza também atendimentos especializados na área de saúde mental, ofertando serviços de psiquiatria, psicologia, psicopedagogia, enfermagem, serviço social e de farmácia básica. O Centro de Saúde da Vila Nova, outra unidade completamente reformada na gestão do prefeito Edivaldo, na região Itaqui-Bacanga, passou a realizar em média 3,5 mil atendimentos mensais. Antes da reestruturação da unidade, eram registrados cerca de dois mil atendimentos/mês.
Na região, o prefeito Edivaldo também reformou unidades de ensino, a exemplo da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Henrique de La Roque, na Vila Embratel; e executou o maior programa de urbanização já realizado na área, com obras de infraestrutura urbana estruturantes, com serviços de drenagem, microdrenagem e pavimentação asfáltica, por meio do programa Asfalto na Rua, alcançando dezenas de bairros e impactando na melhoria das condições de vida da população local.
As obras de pavimentação e urbanização realizadas pelo município na área Itaqui-Bacanga chegaram a dezenas de vias de bairros como Anjo da Guarda, Gancharia, Vila Isabel, Sá Viana, Vila Embratel, Residencial Paraíso, entre outros. Só nos bairros Anjo da Guarda e Gancharia, por exemplo, a Prefeitura implantou mais de cinco quilômetros de asfalto, beneficiando áreas da região nunca antes contempladas com serviços de infraestrutura urbana.



0 comentários:

Postar um comentário