EDUCAÇÃO! INCENTIVANDO À LEITURA: No mês do livro infantil, crianças e adolescentes são prioridades...

, , No Comments

Atividades envolvem alunos das escolas da rede municipal que, durante o mês de abril, participam de atividades ligadas ao livro.

Abril é considerado o mês da literatura infantil. Para marcar os dias Internacional (2 de abril) e Nacional (18 de abril) do Livro Infantil, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), preparou uma vasta programação nas escolas da rede municipal. O objetivo é incentivar, nas crianças e adolescentes, o gosto pela leitura. Integram a programação contação de histórias, visitas às bibliotecas, dinâmicas, momento de autógrafos e bate-papo com escritores maranhenses de literatura infantil, além da visita do Carro Biblioteca às unidades de ensino.
O secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, ressalta os avanços da política de educação implantada na gestão do prefeito Edivaldo, em espacial no estímulo à leitura. "Temos os dias nacional e internacional do livro infantil, além da comemoração da data de nascimento de um dos maiores escritores brasileiros de literatura infantil, Monteiro Lobato. Por isso, planejamos um mês inteiro de contação de histórias, visitas às bibliotecas, dinâmicas, entre outras atividades para os estudantes das nossas escolas", assinala o secretário de Educação, Moacir Feitosa.
Foi dentro desta programação montada pela Semed que estudantes da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Araripina de Alencar Fecury, no bairro de Fátima, visitaram, nesta segunda-feira (16), a exposição em homenagem ao escritor infantil Monteiro Lobato e fizeram um passeio pelas dependências da Biblioteca Pública Municipal José Sarney, equipamento cultural da Prefeitura e que este mês também promove atividades voltadas à leitura. As crianças da Educação Infantil também participaram de atividades inclusivas na biblioteca, envolvendo dinâmicas e mediação de leitura com a equipe da Coordenação do Livro Infantil da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A especialista em Literatura Infantojuvenil, Sinara Coelho, coordenadora do Livro Infantil da Semed, conta que o mês de abril é muito importante para os escritores e amantes da literatura, sendo também muito explorado pelas escolas da rede municipal. "Todos os anos fazemos um planejamento especial, com o Carro Biblioteca e as nossas contadoras de histórias visitando as escolas da rede, além de levarmos escritores maranhenses de literatura infantil para autografarem seus livros e para um bate-papo com os estudantes", destaca Sinara Coelho, informando que na quarta-feira (18), o escritor infantil Márcio Henrique estará na U.E.B. Rio Grande, zona rural.
ATIVIDADES NA BIBLIOTECA
Em uma ação realizada pela Semed e Secult, a Biblioteca Pública Municipal José Sarney vai receber, durante toda esta semana, estudantes da rede para conheceram o local e visitarem a exposição sobre Monteiro Lobato.
A diretora da biblioteca, Rita Oliveira, diz que é importante que as crianças sejam incentivas desde pequenas a visitarem estes locais. "Aqui elas podem ter contato com os livros e aprenderem a ter o gosto pela leitura. Muitas crianças não têm acesso a livros de literatura em casa", pontua Rita Oliveira. Ela informa que a Biblioteca Pública Municipal, localizada na Rua do Correio, s/n, Bairro de Fátima, fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e conta com um acervo de livros didáticos, técnicos, de literatura, obras de referência, biografias, e livros em Braile, com a possibilidade de empréstimo para a comunidade, bastando as pessoas se cadastrarem e tirarem a carteirinha da biblioteca. "A biblioteca é um acervo cultural vivo, que deve ser usufruído pela comunidade", diz a bibliotecária.
A professora da Educação Infantil Gleice Santos, da U.E.B. Araripina de Alencar Fecury, diz que o fato das crianças saírem da sala de aula para terem contato com os livros em uma biblioteca é uma grande experiência. "Há uma grande variedade de livros de literatura infantil aqui e que a maioria das crianças da escola e também os seus pais nem tinham conhecimento. Tenho certeza que esta experiência vai marcar a vida dessas crianças", assegura Gleice Santos.
A mãe do pequeno Kairon Eduardo Ribeiro de Araújo, de 4 anos, Rosângela Maria Ribeiro, conta que quase todos os dias lê histórias infantis, principalmente em quadrinhos, para o filho. "Ele fica folheando as revistas em quadrinhos e quase todos os dias me pede para eu ler pra ele", assinala Rosângela, que acompanhou o filho à biblioteca. "Quero acostumar o meu filho a ler desde pequeno e por isso vim aqui para incentivá-lo", acrescenta. O pequeno Kairon diz que adora desenhar e de histórias em quadrinhos. "É colorido e muito bonito. Gosto que minha mãe conte pra mim", diz Kairon.

0 comentários:

Postar um comentário