RREFORMADO! SAÚDE/SLZ: Com atendimento ampliado, Novo Pronto Socorro do Anil é aprovado pela população

, , No Comments

 

“Desde a portaria até o consultório o atendimento no Pronto Socorro do Anil está muito melhor”.  É assim que a dona de casa Ailma Silva Pereira, 38 anos, fala sobre as melhorias no atendimento no Novo Pronto Socorro do Anil, unidade da rede municipal de saúde, reinaugurada em setembro do ano passado pelo prefeito Eduardo Braide.  Após passar por reforma e requalificação completa, a unidade reativou serviços que estavam suspensos, foi reequipada, teve equipe médica e serviços ampliados, além de ter implantado novos atendimentos que têm melhorado a assistência em saúde da população e, somente este ano, já foram realizados 21.164 atendimentos na unidade.

A dona de casa Ailma Silva Pereira, 38 anos, é moradora do Santa Cruz, bairro próximo ao Anil onde fica localizado o pronto socorro. Nas últimas três semanas ela esteve na unidade em busca de atendimento nos serviços de emergência e ambulatorial. “Eu costumava consultar muito aqui, mas como o posto estava bem precário tinha deixado de vir. Mas voltei agora porque o serviço realmente está muito bom. A gente aqui é atendido rápido, sempre tem médicos, medicamentos e o cuidado de toda a equipe é algo que faz toda a diferença”, disse.

Há três semanas, ela precisou ser atendida duas vezes pelo serviço de emergência médica, que funciona todos os dias 24h. Após passar pela classificação de risco, foi imediatamente encaminhada para um consultório onde recebeu o diagnóstico e a prescrição de medicamento que foi aplicado na própria unidade em uma sala específica para garantir o conforto e tranquilidade necessários para a sua recuperação.

Já nesta segunda-feira (11), ela voltou à unidade para consulta em ginecologia pela manhã e clínica médica à tarde. “Na semana passada eu vim consultar com dermatologista. A marcação para todas as especialidades é muito rápida. A gente não espera muito tempo pela consulta”, informou.

Quem também esteve no Novo Pronto Socorro do Anil nesta segunda-feira (11), foi a representante de vendas Gisely Queiroz, 38 anos. Há alguns meses ela estava querendo consultar com ginecologista. Com dificuldades para conseguir vaga na rede pública, já estava pensando em economizar para pagar o atendimento em uma clínica particular. “Eu ouvi muitos comentários sobre o quanto o atendimento aqui estava bom, resolvi me aventurar e não me arrependi. Vim na sexta-feira pela manhã e voltei para casa com a consulta marcada para hoje”, afirmou.

Assim como as duas pacientes diversas, outras pessoas que foram em busca de atendimento no Novo Pronto Socorro do Anil destacaram o quanto os serviços na unidade melhoraram tanto na emergência quanto no ambulatório. Esta melhoria é resultado do planejamento e investimento feito pela gestão do prefeito Eduardo Braide no sistema de saúde municipal para a reestruturação da rede física, ampliação dos serviços, descentralização e humanização dos atendimentos.

“O Pronto Socorro do Anil é uma unidade que atende a um grande número de pessoas, porém até o ano passado encontrava-se em estado caótico. Felizmente, por meio da gestão do Prefeito Eduardo Braide, o posto passou pela sua primeira grande reforma e os serviços foram ampliados. Além dos atendimentos de emergência, a unidade passou a contar com um Ambulatório de Especialidades Médicas, o que garantiu à população mais acessibilidade a serviços especializados, e o melhor de tudo, em um espaço devidamente equipado e preparado para atender aos pacientes”, destacou o secretário Municipal de Saúde, Joel Nunes.

Requalificação

No ano passado, a unidade passou por reforma em toda a sua estrutura física, que estava completamente comprometida, prejudicando os atendimentos. “Por causa da estrutura física precária tivemos que suspender serviços como o exame ginecológico preventivo, que é fundamental para garantir a saúde da mulher, planejamento familiar, consultas médicas e outros atendimentos ambulatoriais. Com a reforma, nós pudemos retomar todos estes atendimentos e implantar outros como consulta em dermatologista”, explicou a diretora geral da unidade, Karla Santos.

A unidade, que antes funcionava para atendimento de emergência, agora conta com um Ambulatório de Especialidades Médicas, que levou para próximo da comunidade novos serviços de saúde, como cardiologia, ginecologia, pediatria, dermatologia, além do clínico geral. A melhoria e ampliação dos serviços também possibilitou que o cidadão consiga marcar consulta e exames no próprio local.

Outro serviço importante que a unidade passou a contar foi o de estabilização de pacientes, fundamental para ofertar condições mais seguras para que possa ser feita a transferência para uma unidade de maior complexidade.

O Novo Pronto Socorro do Anil conta com sala para classificação de risco do paciente, sala de medicação, sala de estabilização com dois leitos, sala de observação com quatro leitos, farmácia, serviço social, sala de curativo, sala de vacina e quatro consultórios.

Entre os serviços médicos oferecidos na unidade, estão exames preventivos, planejamento familiar, saúde do adulto, hipertensão, imunização, puericultura, curativo, vigilância epidemiológica e serviço social.

0 comentários:

Postar um comentário