“Este é um momento de reconhecer as conquistas que as mulheres já obtiveram, mas, principalmente, das que estão por vir”, disse o presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho (PDT), na manhã desta terça-feira (08), durante a abertura de uma programação da Casa em alusão ao Dia Internacional da Mulher. 

Acompanhado da esposa, Clara Gomes, o vereador reafirmou seu compromisso de lutar por políticas públicas que visem valorizar o seguimento. “Lugar de mulher é onde ela quiser”, finalizou.

Desde a sua primeira experiência à frente da direção do Legislativo Municipal Osmar Filho implementou uma série de iniciativas voltadas para o seguimento. Um exemplo disto foi a criação da Procuradoria da Mulher, que teve como sua primeira gestora a ex-vereadora Bárbara Soeiro.

“Criamos a Procuradoria da Mulher ainda no meu primeiro mandato à frente da Câmara Municipal, por entender a necessidade de um espaço específico na Casa para se discutir políticas de valorização da mulher”, disse o parlamentar, parabenizando a atual procuradora, a vereadora Concita Pinto (PCdoB), por sua atuação.

A programação deste ano foi desenvolvida por meio de uma ação conjunta da procuradora da Mulher, Concita Pinto e do vice-presidente da Casa, Gutemberg Araújo (PSC), que contou, em sua abertura, com a presença de lideranças comunitárias e autoridades dos mais diversos setores da sociedade.

A ação contemplou diversos serviços às servidoras da Câmara: consultas com clínico geral, ginecologista e dentista; serviços de vacinação e nutrição; distribuição de preservativos; aferição de pressão e glicemia; testes de Covid-19, hepatite e HIV; além de serviços de estética e medicação básica.