CMSL! DIAGNÓSTICO: Dr Gutemberg destaca importância do combate à cefaleia

, , No Comments

 

O vereador Dr Gutemberg, médico e vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, destacou nesta quarta-feira,  a importância de celebrar o Dia Nacional de Combate à Cefaleia, anualmente comemorado no dia 19 de maio.
Segundo ele, o Dia de Combate à Cefaleia foi instituído com o objetivo de informar a população sobre o que é a cefaleia (os vários tipos de dor de cabeça, inclusive a enxaqueca), e também como forma de se tornar um alerta para evitar a automedicação e o uso abusivo de analgésicos, que causam inúmeros problemas à saúde.

Dr Gutemberg declarou que a cefaleia atinge a maioria da população brasileira e é responsável pela maioria dos casos de ausência ao trabalho. Disse também que a enxaqueca é uma das doenças mais incapacitantes. Daí a importância de se ir ao médico para o diagnóstico e medicação correta.

“A cefaleia é uma doença que atinge cerca de 140 milhões de brasileiros, e principalmente, atinge 99% das mulheres. Daí a importância de comemorar o Dia Nacional de Combate à Cefaleia porque é a principal causa de afastamento das pessoas do trabalho”, declarou Dr Gutemberg.

O parlamentar lembrou que existem dois tipos de cefaleia: primária e secundária. “A secundária é a que mais atinge as pessoas e requer mais atenção, porque pode ser indício de pressão alta, de stress, enxaqueca ou tumor cerebral. Por esse motivo é muito importante que, em qualquer um destes sinais, a pessoa procure um médico, um especialista, que pode ser um clínico ou neurologista. Uma meningite ou mesmo uma febre alterada necessitam de avaliação e é bom que se evite automedicação”, frisou o vereador Dr. Gutemberg.

0 comentários:

Postar um comentário