A Prefeitura de São Luís iniciou, nesta terça-feira (12), o trabalho de limpeza do canal do Rio Gangan, no Turu. O serviço, que deve durar cerca de sete dias, foi acompanhado pelo prefeito Eduardo Braide. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) em conjunto com o Comitê Gestor de Limpeza Urbana e a Blitz Urbana, integra a programação de limpeza de canais e galerias da cidade com o objetivo de evitar alagamentos durante o período de chuva.

“Esse trabalho preventivo iniciado hoje no Rio Gangan, na região do Turu, será permanente e será realizado em vários pontos da cidade, para evitar alagamentos e enchentes em São Luís”, afirmou o prefeito Eduardo Braide.

O canal do Rio Gangan tem extensão de 1.700 metros começando na Rua Aririzal, atravessa a Avenida São Luís Rei de França e termina na Rua Pai Inácio, que dá acesso à Avenida General Artur Carvalho, no Turu, e Avenida da Vitória, no Parque Vitória.

“Aqui no Rio Gangan são 1.700 metros de extensão sendo que mil metros são de galeria de concreto e setecentos de forma natural. Vamos trabalhar em toda a extensão da galeria”, explicou o secretário da Semosp David Col Debella.

No trabalho de limpeza do canal estão sendo utilizados maquinários para a retirada do lixo de dentro do canal. O trabalho é complementado com o serviço manual realizado pelo trabalho dos agentes do Comitê Gestor de Limpeza que trabalham na campina e limpeza de toda a extensão do local. A limpeza possibilita que o fluxo de água que vem das chuvas possa passar pelas galerias de forma eficiente evitando desta forma alagamentos.

O presidente do Comitê de Limpeza Urbana, Joabson Júnior, que também acompanhou a ação, destacou que o trabalho em conjunto – Comitê de Limpeza, Semosp e Blitz Urbana – é importante nesse trabalho preventivo que tem como objetivo evitar transtornos para a população no período de chuva.