ALEMA SOLIDÁRIA! JANEIRO BRANCO: Assembleia realiza “Dia D” em alusão à campanha de mobilização pela saúde mental

, , No Comments

Janeiro Branco - Assembleia realiza “Dia D” em alusão à campanha de mobilização pela saúde mental
Ana Gabrielle Romanhol durante o bate-papo no estúdio da Rádio Assembleia Online, com o apresentador Emanuel de Jesus. 

A Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional da Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, nesta terça-feira (19), um “Dia D” alusivo ao “Janeiro Branco”, campanha de alerta sobre a importância dos cuidados com a saúde mental. Com o tema “Pacto pela saúde mental: todo cuidado conta”, a iniciativa propiciou uma reflexão sobre a temática com um bate-papo virtual, dinâmicas e atividades de conscientização. 

O bate-papo, transmitido pela Rádio Assembleia Online (www.radioalema.com) e redes sociais do Parlamento Estadual (Facebook e Instagram), foi capitaneado pela psicóloga e diretora do Hospital Nina Rodrigues, Ana Gabrielle Romanhol. Em seguida, foi realizada a ação “Florescer Itinerante”, com a participação da equipe da Diretoria de Saúde.

Elias Auê - Agência Assembleia
Ana Gabrielle Romanhol conduz  a ação “Florescer Itinerante”, com a participação da equipe da Diretoria de Saúde
Ana Gabrielle Romanhol conduz a ação “Florescer Itinerante”, com a participação da equipe da Diretoria de Saúde

Mês de renovação

O mês de janeiro é marcado por ações de reforço sobre a importância do cuidado com a saúde mental. Ana Gabrielle  Romanhol esclareceu que se trata de um período de renovação, quando as pessoas depositam suas expectativas no ano que se inicia. “Na verdade, é uma estratégia para que as pessoas deem visibilidade ao assunto e este vire pauta em todos os espaços”, explicou.

A especialista frisou que o cenário de pandemia de Covid-19 acentuou o sofrimento psíquico na população. “As pessoas se viram fora daquilo que estava sob seu controle e sofreram com o isolamento social e as perdas de familiares e amigos. Por essa razão, buscaram soluções nas práticas de meditação, yoga e atividades físicas em casa”.

Para Romanhol, a chegada da vacina contra a Covid-19 deixa um alerta. “Precisamos comemorar, mas, também, entender que haverá uma ordem de propriedade e que isto poderá ser um processo gradativo. A vacina é uma esperança. No entanto, precisamos saber lidar com esse sentimento, para que não tenhamos frustrações”.

“Florescer Itinerante”

O projeto, que atua sob a perspectiva de prevenção, cuidado e promoção à saúde dos servidores, foi abordado durante o bate-papo com Ana Gabrielle Romanhol e, logo depois, colocado em prática pelos profissionais da Diretoria de Saúde. Foram realizadas rodas de conversa para debater a temática, além de avaliação do sono, estresse e ansiedade, avaliação física, ginástica laboral, auriculoterapia, entre outras atividades.

 “A proposta do projeto é fazer com que os servidores entendam que a saúde mental está ligada à qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho. E, além disso, que eles saibam como se cuidar e que se sintam acolhidos. O objetivo é que depois eles sejam os multiplicadores dessas informações para toda a Assembleia Legislativa”, reforçou Romanhol.


0 comentários:

Postar um comentário