Prefeitura apresenta projeto Hortas Pedagógicas em reunião do Conselho de Desenvolvimento Social

, , No Comments

Ação será implementada em 2019 em duas escolas da rede municipal com o propósito de contribuir para a formação de crianças mais bem alimentadas, conhecedoras dos alimentos saudáveis e adequados para suas vidas.

Prefeitura apresenta projeto Hortas Pedagógicas em reunião do Conselho de Desenvolvimento Social.  A Prefeitura de São Luis realizou, na terça-feira (11), a 6º Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Social (Comdes), no auditório da Associação Comercial do Maranhão (ACM). Na pauta principal estava a apresentação do projeto Hortas Pedagógicas, resultado da pareceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e as secretarias municipais da Educação (Semed); Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa); e Planejamento (Seplan). O projeto será implementado em 2019, a princípio, em duas escolas municipais: a Unidade de Educação Básica Governador Jackson Kepler Lago (zona urbana) e a Unidade de Educação Básica Major José Augusto Mochel (zona rural).
O Hortas Pedagógicas foi sugerido em reuniões do Comdes e se constitui um método de implantação de hortas em escolas públicas municipais e estaduais, com a ênfase na interação entre estudantes e a própria horta e com o propósito de contribuir para a geração de crianças e adolescentes mais bem alimentados, conhecedores dos alimentos saudáveis e adequados para sua vida, relacionando esses conhecimentos ao estudos em sala de aula e a vivência em comunidade.
O projeto irá proporcionar, além da introdução das hortaliças na cultura alimentar das crianças e adolescentes, o aprendizado sobre o processo de preparo, plantio, manejo e colheita. A iniciativa visa ainda a possibilidade de levar a ideia de hortas para a família e a comunidade do estudante ao promover atividades integradoras (escola – alunos – comunidade).
A chefe geral da Embrapa no Maranhão, Maria de Lourdes Mendonça Santos Brefin, falou com entusiasmo da sua participação como Conselheira do Comdes. "Participar do Comdes como conselheira é muito importante pois através dele, podemos ver parceiros ideais para projetos de desenvolvimento social, econômico e ambiental. Este ano o tema do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico Social, foi a educação e vimos, a partir daí, uma oportunidade de trabalhar as hortas pedagógicas", disse Maria de Lourdes.
A secretária adjunta de Desenvolvimento Sustentável, Cáritas Ribeiro fez um balanço positivo sobre a atuação do Comdes em 2018. "Nessa sexta reunião do Comdes, assistimos a apresentação deste projeto importante, parceria entre a Embrapa e a Prefeitura de São Luis. Esse tema foi levantado em reuniões anteriores do Comdes e a Embrapa disponibilizou estes projetos e sinalizou que poderia ser feito parceria com as Secretarias Municipais".
COMDES
O Comdes foi criado pela Lei Municipal Nº 5.799/13, é composto por representantes de secretarias municipais com atribuições nas áreas econômicas e sociais, por representante do Poder Legislativo Municipal e de entidades da sociedade civil. Tem por objetivo debater políticas voltadas para o desenvolvimento econômico e social de São Luís.

0 comentários:

Postar um comentário