A entrevista exclusiva com o traficante Antônio Bonfim Lopes, o Nem da Rocinha, assinada pelo repórter Gil Alessi e publicada no EL PAÍS em março deste ano foi uma das que mais gerou engajamento nas redes sociais em todo o mundo, segundo a plataforma de monitoramento Chartbeat. A ferramenta é usada para medir a audiência em tempo real por jornais como o The New York Times e o The Washington Post, bem como pelas redes de TV CNN e BBC. No total, 60 milhões de textos jornalísticos foram analisados para a elaboração da lista das 120 que mais mobilizaram os internautas. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira.De acordo com o ranking do Chartbeat, a notícia da morte do chef Anthony Bourdain, publicada no site da CNN, foi a que mais mobilizou as redes, seguida por um artigo anônimo publicado no The New York Times sobre a administração do presidente Donald Trump. Em terceiro colocado ficou o blog da BBC sobre o Brexit.
A reportagem ‘Nem da Rocinha: “Não me arrependo de ter sido traficante. O que você faria no meu lugar?”’ foi publicada em 14 de março, após Gil Alessi ter realizado uma entrevista de duas horas com o traficante na penitenciária federal de Porto Velho, em Rondônia. Lá, o ex-chefão da facção Amigos dos Amigos cumpre penas que somam mais de 96 anos por tráfico de drogas, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, e gasta seu tempo jogando xadrez dentro de sua cela. A reportagem ficou em 88º lugar no ranking do Chartbeat, que valoriza o tempo dedicado a ler as publicações jornalísticas, e não apenas o compartilhamento. Na contagem da ferramenta, os leitores passaram 6,5 milhões de minutos lendo a reportagem do EL PAÍS ou pouco mais de 108.000 horas. No dia em que foi ao ar, o termo "Nem da Rocinha" foi o assunto mais tuitado no Brasil, liderando o trending topics nacional. No total a reportagem foi lida por mais de 1,8 milhão de pessoas (navegadores únicos).
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