Haddad sobre a eleição: 'Direita venceu a luta na mídia, mas não só no Brasil'

, , No Comments

Fernando Haddad, candidato à Presidência pelo Partido dos Trabalhadores (PT), durante coletiva de imprensa no Rio de Janeiro.

O candidato à Presidência, Fernando Haddad (PT), concedeu uma entrevista ao programa de rádio uruguaio "GPS Internacional", uma produção da Sputnik Mundo, e falou sobre construir uma alternativa viável e a resistência frente a Jair Bolsonaro (PSL) e os perigos da nova política externa anunciada pelo presidente eleito.
Haddad falou sobre a necessidade do Partido dos Trabalhadores voltar às periferias das grandes cidades e de se reformar o sistema político brasileiro.
"Temos de nos inspirar em bons exemplos em todo o mundo, eu fui a Nova York e falei com Sanders, com Varoufakis da Grécia, com Pepe Mujica e com Monedero de Podemos. No Partido dos Trabalhadores temos que nos inspirar em novas fontes como oposição ao novo governo de Bolsonaro, para ser uma oposição construtiva, que apresente uma alternativa viável para a população brasileira ", disse Haddad ao jornalista Fabián Cardozo, apresentador do programa.
"Em relação ao governo Bolsonaro temos uma postura de resistência, porque há uma ameaça a todos os direitos: civis, políticos, sociais, até mesmo direitos ambientais, mas a sociedade brasileira não tem alternativa, então a proposta é para sociedade brasileira porque o governo não está disposto a ouvir ", acrescentou.
Haddad demonstrou preocupação com algumas declarações do futuro chanceler brasileiro, como a mudança da embaixada brasileira para Tel Aviv e dissociação do Brasil do Pacto Mundial de Migração.
"As declarações de seu ministro de Relações Exteriores são muito radicais contra o Mercosul, Venezuela e Cuba, contra a China e o mundo árabe, porque eles querem fazer uma embaixada mudança de Tel Aviv para Jerusalém. O Brasil está perto de fazer uma coisa sem precedentes que é um alinhamento cego com a política externa de Trump ", comentou o líder petista.
"Isso é muito perigoso porque o Brasil tem uma presença no mundo que exige muita responsabilidade. Temos um peso específico nas relações internacionais e declarações sobre o meio ambiente, sobre os direitos civis e agora sobre o Plano das Nações Unidas sobre problemas de direitos de Migração. São problemas muito sensíveis no Brasil e nós temos que chegar a um acordo com a sociedade brasileira contra os riscos das posições de Bolsonaro ", acrescentou.
Mesmo com a derrota, o ex-candidato petista disse que quem perdeu de fato a eleição foi a própria direita, que não conseguiu os votos de Bolsonaro.
"Quem realmente perdeu a eleição foi a direita contra a extrema direita. Fomos para o segundo turno com 30% dos votos e, em seguida, com 45% no final. Temos um peso muito grande no Brasil, muito forte. O PT sobreviveu à crise política ", disse Haddad.
"Mas precisamos refletir e considerar não apenas os resultados, precisamos pensar sobre os meios para alcançá-los. Precisamos refletir sobre a forma de alcançar o bem-estar das pessoas. Portanto, um erro que cometemos foi o de não promover a reforma política em nosso país. Deveríamos ter feito uma reforma radical dos métodos, composições e obrigações políticas para realmente mudar todo o sistema de poder, o sistema partidário e o financiamento das campanhas eleitorais", disse ele.
Para Haddad, o Partido dos Trabalhadores precisa voltar a conversar com as bases.
"Temos que voltar para a periferia das grandes cidades, das metrópoles, conversar com o movimento popular, o movimento sindical, com os novos grupos de jovens com outras preocupações e temos que fazer algo que já sabemos, porque na década de 1980 o PT era uma força extraordinária e completamente nova ", disse Haddad. "Mas há uma coisa nova que são redes sociais e notícias falsas, não sabemos como fazer isso, nosso debate é face a face, o debate mediado tecnologicamente é algo inédito no Brasil. A direita ganhou o combate na mídia, mas não só no Brasil ", acrescentou.
Haddad revelou que Lula não estava bem após o resultado das eleições e que ainda acredita que o ex-presidente será absolvido.
"Lula depois da eleição não estava bem, mas agora ele está bem de novo, ele tem uma capacidade de recuperação muito grande, a sentença contra Lula é muito frágil, temos uma esperança de que os tribunais superiores revisem porque não há crime e não há provas ",ele disse.
"A população quer Lula de volta ao poder e ele ganharia a eleição, claro, eu tinha 45% dos votos em uma eleição de 40 dias e Lula tem 40 anos de trabalho", disse Haddad em entrevista à Sputnik e à rádio M24.




0 comentários:

Postar um comentário