Amantes do sotaque de matraca celebram 90º edição da Festa de São Marçal.

, , No Comments
Amantes do sotaque de matraca celebram 90º edição da Festa de São MarçalMatraqueiros, brincantes de bumba boi e amantes do sotaque amanheceram mais um ano no Largo de São Marçal, no bairro João Paulo, no maior festejo de bois de matraca da Ilha. Durante toda esta sexta-feira (30), milhares de pessoas passam pela Avenida São Marçal para ouvir o barulho das matracas, o rufar dos pandeirões e entoar consagradas toadas, que juntos formam o ritmo que arrasta multidões. Este ano, a Festa chega a sua 90º edição e é realizada dentro da programação do 'São João de Todos', uma parceria do Governo do Estado e Prefeitura de São Luís.
"Mais um ano celebramos esta bonita festa cultural que é, sem dúvidas, um dos pontos ápices do nosso São João e mostra que os maranhenses celebram até o último dia do mês com fé, resistência e força dos brincantes. O festejo faz parte do calendário anual da cidade e todos os anos reúnem mais de cem grupos de bumba boi e milhares de pessoas que vem prestigiar a festa", destacou o secretário municipal de cultura, Marlon Botão. 
 
Desde 1928 a Festa de São Marçal ou Encontro de Bois acontece em São Luís. No início, grupos de São José de Ribamar se reuniam na Praça Ivar Saldanha, atual Viva do João Paulo. Em 1949 os grupos decidiram migrar para o Monte Castelo e, posteriormente, para o Bairro de Fátima. No ano de 1959, a tradição dos grupos de matraca mudou de forma definitiva para o João Paulo, celebrando 58 anos que acontece neste local.
A família de Manoel Conceição, 47 anos, participa todos os anos da Festa de São Marçal, os irmãos, principalmente, são muito devotos. "Já perdi as contas de quantas vezes fui, é uma tradição da minha família e adoro estar presente nesse encontro tão bonito. É nossa forma de agradecer a São Marçal pelas festas de São João e por todas as graças concedidas". Ele também contou como acompanha as brincadeiras de bumba boi. "Levo minha matraca e fico até o final, sou apaixonado por isso. Não acompanho nenhum grupo fixo, por isso gosto de estar lá e olhar todos", completou.
 
Para fomentar, estimular e preservar essa tradicional manifestação da cultura maranhense com muita animação e segurança, toda estrutura e logística foram garantidos pelo Governo do Estado, com apoio da Prefeitura de São Luís, e contou com a participação de organizações folclóricas, populares envolvidos nas apresentações e órgãos da Segurança Pública.
A Segurança Pública disponibilizou 780 policiais militares para garantir a segurança aos brincantes e públicos durante todo o festejo. Foram mobilizados também equipes do Comando Geral de Polícia Militar no monitoramento a pé, em viaturas, motos e barreiras com apoio de efetivo do Comando de Policiamento Metropolitano de São Luís (CPAM I), Cavalaria, Batalhão de Choque, Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam), Centro Tático Aéreo (CTA) e Corpo de Bombeiros. As ações contam ainda com as secretarias municipais de Trânsito e Transportes (SMTT) e Urbanismo e Habitação (Semurh) com a Blitz Urbana; e Capitania dos Portos do Maranhão.
Programação
01 de julho (Sábado)
ARRAIAL DA MARIA ARAGÃO
19H ÀS 23H MOSTRA DE QUADRILHAS (SANFONADAS E ESTILIZADAS)
20H TAMBOR DE CRIOULA 30 DE OUTUBRO
21H TAMBOR DE CRIOULA FRUTO DE SÃO BENEDITO
- BARRACÃO DO FORRÓ
20H RAIMUNDINHO E FORRÓ PÉ NO CHÃO
22H TRIO MULUNDUS
ARRAIAL DA VILA PALMEIRA
19H BOI DE MATRACA DO MAIOBÃO (M)
20H BOI CANARIO VERDE DE CAXIAS (O)
21H BOI DA MAIOBA (M)
22H SHOW SAMBACEUMA JUNINO
23H BOI ENCANTOS DO SÃO CRISTOVÃO (O)
00H GRUPO PIAÇABA (A)
ARRAIAL DO IPEM
19H CACURIÁ DE DONA TETÉ (A)
20H BOI DE SÃO SIMÃO (O)
21H COMPANHIA MARICEZ FESTANÇA DE SÃO JOÃO (DR)
22H SHOW TRIO BRASSALIS
23H BOI DE MARACANÃ (M)
00H BOI DE APOLONIO (Z)
- BARRACÃO DO FORRÓ
20H TRIO FORRO PEGADO
22H GANZOLA PE NO CHÃO
ARRAIAL DA NAURO
19H COMPANHIA MARICEZ FESTANÇA DE SÃO JOÃO (DR)
20H BOI ENCANTOS DO OLHO D'AGUA (O)
21H BOI NOVILHO BRANCO (O)
22H SHOW TIÃO CARVALHO
23H BOI CANARIO VERDE DE CAXIAS (O)
00H BOI DA MAIOBA (M)
CEPRAMA
19H TC UNIÃO DA BAIXADA
20H BOI DE SANTA FÉ (B)
21H BOI DE UPAON AÇU (O)
22H BOI PIRILAMPO (O)
23H BOI ENCANTO DO OLHO D'AGUA (O)
00H BOI DA PINDOBA (M)
02 de julho (Domingo)
ARRAIAL DA MARIA ARAGÃO
18H TAMBOR DE CRIOULA TIJUPA
18H30 TAMBOR DE CRIOULA. DE LEONARDO
19H BOI DO UNA (O)
20H BOI MEU TAMARINEIRO (O)
21H BRILHO DA ILHA (O)
22H SHOW TRIO NORDESTINO
23H BOI DA PINDOBA
- BARRACÃO DO FORRÓ
20H CHIQUINHO DO ACORDEON
ARRAIAL DA VILA PALMEIRA
19H BOI DA FÉ EM DEUS (Z)
20H BOI DE NINA RODRIGUES (O)
21H BOI DE PENALVA DO BAIRRO DE FÁTIMA (B)
22H SHOW GARGAMEL NA ZABUMBADA
23H BOI SITIO DO APICUM (M)
ARRAIAL DO IPEM
19H BOI DE MORROS (O)
20H BOI DE SANTA FÉ (B)
21H CIA DE DANÇA ENCANTAR (A)
22H SHOW ESPECIAL
23H BOI DE NINA RODRIGUES (O)
- BARRACÃO DO FORRÓ
20H RAIMUNDINHO E FORRÓ PÉ NO CHÃO

0 comentários:

Postar um comentário