Prefeito Edivaldo participa de inauguração da APA Itapiracó, espaço foi revitalizado pelo Governo...

, , No Comments



A revitalização da Área de Proteção Ambiental do Itapiracó (APA) representa um avanço nas ações de proteção da biodiversidade e alternativa para o esporte e lazer de moradores da área e entorno. O espaço, entregue neste sábado (29) pelo Governo do Estado, foi todo recuperado. Ganhou diversos equipamentos, recebeu melhorias estruturais e teve a área verde reorganizada. O prefeito Edivaldo, acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda e do vice-prefeito, Julio Pinheiro, participou da inauguração ao lado do governador Flávio Dino.
Em seu pronunciamento Flávio Dino destacou a participação e apoio dos moradores ao projeto de revitalização. "É um espaço importante para a população de todas as idades, para a valorização das moradias e será um espaço de cultura e lazer totalmente gratuito para as pessoas. Era um sonho antigo destas comunidades, hoje concretizado e tendo seu uso social adequado, entregue à população", enfatizou o governador.
"Temos um governador parceiro da cidade e hoje a população de São Luís pode contar com dois gestores que trabalham com muita responsabilidade pela cidade. A entrega da revitalização da Área de Proteção Ambiental do Itapiracó (APA) tem um significado único para toda a população e o ludovicense ganha um espaço de lazer, de contemplação e integração com a natureza, pratica de esportes totalmente gratuito", destacou o prefeito Edivaldo.
Para o vice-prefeito, Julio Pinheiro, a obra causa impacto positivo por conferir à região mais beleza, segurança e alternativa de lazer. "É um espaço que a comunidade queria muito ver recuperado e agora, vão poder fazer o devido uso. O meio ambiente preservado e a população ganharam com essa reforma", avaliou Pinheiro.
O secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, pontuou que foram realizados investimentos necessários para garantir maior comodidade, conforto e segurança à população. "O governo prioriza obras estruturantes, mas também as civis como praças, urbanizações e áreas de convivência. Este é um espaço planejado e pensado para as famílias para o lazer e interação", reforçou.
CONVIVÊNCIA
Localizada em São Luís, a área do complexo constitui uma Unidade de Conservação (UC) Estadual de Uso Sustentável criada por meio do Decreto Estadual n° 15.618 de 23 de junho de 1997. Com uma área de 322 hectares, a APA é rodeada por vários bairros, como Parque Vitória, Cohatrac e Itapiracó.
A APA foi contemplada com três praças principais - Praça do Atleta, Praça da Criança e Praça da Família, - com campos de futebol e uma quadra poliesportiva coberta, parquinhos infantis, circuito de skate, áreas para futebol de areia e futevôlei. Um conjunto de áreas de convivência e mais 13 pequenas praças que dão acesso a trilhas para quem deseja explorar a natureza e pista de cooper. As trilhas ligam o interior da reserva às praças maiores e às saídas na Chácara Itapiracó, Comunidade Canudos e Terra Livre. Um calçadão construído ao longo da reserva oferece segurança aos frequentadores.
Uma alternativa de lazer segura e divertida para curtir com os filhos, é o que avalia o autônomo Jailton Barbosa Serpa, 43 anos, que foi conhecer a nova reserva junto com os filhos. "Eu gostei bastante porque antes a gente ia para a Litorânea e ter essa área cheia de espaços bacanas. Meus filhos gostaram e eu venho para fazer caminhada", disse.
A funcionária pública Lucilene Nunes Lima, 57, disse que estava deslumbrada com a nova reserva e as benfeitorias. "Eu já vinha caminhar quando era só mato, agora mesmo é que eu estarei todo dia aqui. Venho com minhas netinhas para elas já se acostumarem com a natureza e se divertir. A reserva está uma beleza", enfatizou.
Ainda na lista de benefícios, a construção de três estacionamentos com capacidade para 250 veículos. As obras de revitalização contribuem também para proteger a biodiversidade da APA. Outra importante contribuição do investimento em melhorias na APA é a geração de emprego e renda, movimentação do comércio da área e maior interação social. A segurança na reserva será realizada por equipes do Batalhão de Polícia Ambiental com rondas, monitoramento e fiscalização 24 horas por dia garantida pela Prefeitura de São Luís, por meio das equipes da Guarda Municipal.
Estavam presentes à solenidade, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), Marcelo Coelho; de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Francisco Gonçalves; da Casa Civil, Marcelo Tavares; de Governo (Segov), Antônio Nunes o secretário de Comunicação e Articulação Política(SECAP), Márcio Jerry; e os               secretários municipais de Articulação Política, Jota Pinto; de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo; vice-presidente da Câmara, Osmar Filho; o prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando e a jogadora de Basquete, Iziane Castro.



0 comentários:

Postar um comentário