Testes de DNA mostram quem são os descendentes dos povos bíblicos

, , No Comments
O genoma humano


Os moradores do atual Líbano, onde vivem os descendentes dos fenícios e outros habitantes do Oriente Médio antigo, são os herdeiros da lendária antiga Canaã.
Isso foi comunicado por um grupo de cientistas que publicaram um artigo sobre sua pesquisa no American Journal of Human Genetics.
"Nós esclarecemos que os moradores de Canaã representavam cruzamentos de granjeiros locais do Oriente Médio com migrantes vindos do oriente que chegaram à região por volta de 5 mil anos atrás. Os libaneses atuais são descendentes diretos dos cananeus, apesar de haver uma pequena parte do genoma deles que foi trazida pelos assírios, persas ou antigos macedônios", conta Marc Haber do Instituto Sanger no Reino Unido.
Canaã é um nome bíblico para um antigo país que ficava no território dos atuais Israel, Faixa de Gaza, Cisjordânia, parte da Jordânia, Líbano e parte da Síria. Segundo a Bíblia, o território de Canaã era a "terra prometida" por Jeová aos judeus que se salvaram da escravidão no Egito.
Marc Haber e seu colegas revelaram a história destes povos enigmáticos reconstituindo os genomas de 5 pessoas que foram  sepultadas no território da atual cidade libanesa de Sídon, mas por volta de 3,7 mil anos atrás.
Estas amostras do genoma foram comparadas com as de povos contemporâneos do Oriente Médio, do Cáucaso, da Europa e do Irã, onde supostamente viviam descendentes de cananeus.
Os cananeus não foram eliminados completamente, como se lê na Bíblia. Seus descendentes diretos são os moradores do Líbano atual, mas do ponto de vista genético eles não são cananeus puros, pois se misturaram com povos vindos do norte ou do leste da Ásia.


0 comentários:

Postar um comentário