Projeto Farmácia Solidária, de Yglésio, é sancionado e garante remédios de graça

, , No Comments
Sancionada a lei que institui o programa Farmácia Solidária. O programa foi aprovado no início do mês, na Assembleia Legislativa, em sessão remota dedicada para tratar de temas relacionados a pandemia provocada pela COVID-19. O projeto enviado pelo Governo do Maranhão, é de autoria do deputado estadual Dr. Yglésio (PROS).
O deputado estadual Dr. Yglésio falou da rede de solidariedade que vai ser formada a partir da Farmácia Solidária. “Em tempos de coronavírus, é um programa mais do que necessário. Uma rede de solidariedade em que cada um que tem medicamentos em sobra em sua casa”, disse o parlamentar.
“No momento que eles poderão faltar nas farmácias e hospitais será possível, a partir de agora, a gente fazer doações e o governo vai organizar toda essa rede com farmacêuticos para garantir saúde a quem mais precisa”, completou.
Como vai funcionar
O programa será gerido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Medicamentos poderão ser doados por pessoas físicas ou jurídicas e, após triagem, fará a distribuição gratuita à população. A medida será essencial para amenizar a crise do coronavírus, pois oferecerá acesso a saúde de forma gratuita.
Programa Farmácia Solidária garante acesso a medicamentos seguros e de qualidade. Por outro lado, contribui o uso racional de medicamentos e para redução de auto prescrição. O medicamento também terá o seu descarte correto para evitar a contaminação do meio ambiente, nas vezes que o descarte for incorreto.
Convênios
O novo dispositivo legal também prevê a realização de convênios entre municípios e Governo do Estado visando a troca e doação de medicamentos. Além de estreitar a relação da Secretaria de Saúde com instituições de ensino superior, laboratórios, distribuidores de medicamentos no intuito de arrecadar e otimizar as doações de medicamentos.

0 comentários:

Postar um comentário