Funcionários do sistema prisional e população carcerária são imunizados contra Influenza/H1N1 em ação do Governo do Estado e Prefeitura de São Luís

, , No Comments

Esta é mais uma etapa da campanha que segue vacinando idosos, crianças e doentes crônicos; imunização no Complexo Penitenciário São Luís teve parceria das secretarias de Estado da Administração Penitenciária e de Saúde.


Funcionários do sistema prisional e população carcerária são imunizados contra Influenza/H1N1 em ação da Prefeitura de São Luís e Governo do Estado. A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com as secretarias de Estado da Administração Penitenciária (SEAP) e de Saúde  (SES), dando prosseguimento à campanha de vacinação contra a Influenza/H1N1 na capital maranhense, vacinou nesta quarta-feira (15), profissionais do sistema prisional e população carcerária. A ação ocorreu das 8h às 17h nos Presídios São Luís I e São Luís II do Complexo Penitenciário São Luís, no bairro Pedrinhas. Idosos, crianças de seis meses a menores de 6 anos, profissionais da saúde e doentes crônicos continuam a receber doses da vacina conforme calendário organizado pela Semus. Nesta quinta-feira (16) serão vacinados aqueles com inicias  R, S e T.
A ação visa proteger a população e evitar contaminações. Para facilitar o trabalho voltado para servidores do sistema prisional e para a população privada de liberdade, as equipes imunizadoras instalaram seus postos de aplicação das doses na parte interna da capela do Complexo Penitenciário.
Os internos foram chamados individualmente e, de forma prioritária, os considerados dos grupos de risco (acima dos 60 anos de idade e com doenças crônicas) receberam primeiramente as doses. Em seguida, os demais e os funcionários das unidades receberam doses.
Na semana que vem, em calendário a ser divulgado, outras unidades prisionais e de ressocialização da capital maranhense também receberão os vacinadores. “Como forma de ampliar nossa cobertura e deixar toda a população livre da enfermidade, orientação do prefeito Edivaldo, realizamos a vacinação, em parceria com o Estado, da população carcerária, obedecendo aos critérios técnicos e de segurança necessários”, afirmou o secretário de Saúde de São Luís, Lula Fylho.
No total,1,5 mil doses foram aplicadas somente no trabalho desta quinta-feira (15). Um dos vacinados foi um detento de 46 anos de idade. Pedindo para preservar sua identidade, ele agradeceu pelo trabalho e destacou a importância de estar protegido. “Com certeza, assim a gente fica mais protegido de qualquer doença”, afirmou.
PÚBLICO-ALVO
Além da vacinação carcerária, idosos acima dos 60 anos de idade no drive-thru do Complexo Canhoteiro, ao lado do Ginásio Castelinho, no bairro Outeiro da Cruz, foram vacinados nesta quarta-feira (15). Considerando este público, somente idosos cujos nomes começam entre as letras O, P e Q foram protegidos. Além dos idosos, crianças nas escolas indicadas em lista no site saoluis.ma.gov.br e cujos nomes começam entre as mesmas letras (O, P e Q) foram vacinados.
Nesta quinta-feira (16), será a vez dos idosos e as crianças cujos nomes começam entre as letras R, S e T. Até esta terça-feira (14), data da última atualização, 205.016 pessoas haviam sido vacinadas contra a influenza na cidade.
Para facilitar a vida dos usuários e evitar aglomerações desnecessárias, a pasta disponibilizou um email para síndicos e/ou responsáveis legais por condomínio. A pasta orienta que o (a) interessado (a) encaminhe email para influenza2020.semus.slz@gmail.com. Deve ser informado, no contato, o nome do condomínio. Nos condomínios, somente crianças no público-alvo e idosos acima de 60 anos serão imunizados. Os responsáveis por estes espaços de moradia também poderão ligar para um dos seguintes números: (98) 984243338, (98) 985175284, (98) 988873666, (98) 988167776 e (98) 983526576.
SAIBA MAIS 
Escolas com vacinas 
 Colégio Militar Tiradentes - Rua Gabriela Mistral, Vila Palmeira
 IEMA (Centro) -  Rua Oswaldo Cruz, Centro
 Centro de Ensino João Paulo - Avenida 5, sem número, Turu
 UI Padre Newton Pereira -  Avenida Leste Oeste, s/n, Cohatrac
 UEB Rosália Freire -  Avenida dos Portugueses, Vila Isabel
 UEB Rubem Almeida - Rua da Mangueira, Coroadinho
 UEB Cruzeiro do Sul -  Estrada da Vila Nova, S/Nº, Vila Nova
 UEB Laura Rosa - Rua Marly Sarney, Cidade Operária
 UEB Júlio Mesquita Filho - Avenida Dois, nº 14. Cohab/Anil
 UI Nascimento de Moraes - Avenida 3, Vinhais
 UEB Ana Lúcia Chaves Fecury - Rua Santo Antônio, São Bernardo
 UEB Mariana Pavão - Avenida Contorno, n º 100, Anil

Vacinação por ordem alfabética nas escolas*
Dia 16/04: idosos e crianças cujos nomes começam pelas letras R, S e T
Dia 17/04: idosos e crianças cujos nomes começam pelas letras U, V, W, X e Z
*Neste caso, idosos se vacinam das 8h ao meio-dia e crianças das 13h às 17h

Vacinação por ordem alfabética no drive-thru*
Dia 16/04: idosos cujos nomes começam pelas letras R, S e T
Dia 17/04: idosos cujos nomes começam pelas letras U, V, W, X e Z
 *Vacinação neste local é EXCLUSIVA para idosos

0 comentários:

Postar um comentário