Hashtag contra Greenwald foi criada por robôs, diz empresa

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Jornalista Glenn Greenwald comparece ao Comitê de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, Brasília, 25 de junho de 2019

Uma campanha online defendendo a deportação do jornalista norte-americano Glenn Greenwald, teria sido criada por bots no Twitter.


É a conclusão da empresa de pesquisas DFRLab, segundo publicação desta terça-feira (9) no site Terra.
Entre as hashtags estudadas pela empresa para entender o fenômeno estava a #DeportaGreenwald. A empresa identificou usuários suspeitos de comportamento automatizado entre os mais ativos na divulgação da campanha. A empresa também afirma que apesar da criação da hashtag ter sido iniciada por robôs, é significativa a participação de usuários reais em sua disseminação posterior. 
Apesar disso, a pesquisa da DFRLab concluiu que algumas das publicações mais populares da campanha eram na verdade a favor do jornalista.
Vencedor do prêmio Pulitzer após revelações sobre a NSA no caso Snowden, Greenwald virou alvo de perseguição, ameaças e teorias conspiratórias no Brasil após seu trabalho com a equipe jornalística do site The Intercept Brasil em uma série de reportagens que ficaram conhecidas como Vaza Jato.
O escândalo revelado em 9 de junho mostra mensagens trocadas entre o ex-juiz Sergio Moro e o procurador do Ministério Público Federal, Deltan Dallagnol. As mensagens apontam para para uma possível conduta ilegal de ambos na condução das investigações. Além de Moro e Dallagnol, os nomes mais conhecidos da Operação Lava Jato, os vazamentos também flagram conversas entre diversos procuradores.

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