Faltando um ano para convenções partidárias, mais de 10 nomes querem disputar a Prefeitura de São Luís

, , No Comments
Daqui um ano, estaremos nos últimos dias do prazo final das convenções partidárias que vão decidir os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores dos 5.568 municípios brasileiros. E em São Luís, mais de dez nomes despontam como pretensos candidatos, alguns partidos chegam a reunir três pré-candidatos, o que acirra a briga interna.
O Blog Diego Emir fez um levantamento e traz os principais nomes que estão lutando para disputar a Prefeitura de São Luís em 2020. Vale lembrar que desde 1988, o PDT consegue diretamente e indiretamente impor a vitória dos seus candidatos, o que evidencia a força do partido e de sua militância na capital.
Começando pelo próprio PDT, o partido tem três pré-candidatos, mas hoje é inegável que o presidente da Câmara de Vereadores, Osmar Filho, tenha a preferência da alta cúpula da legenda, do prefeito e de boa parte da militância. Atuando como parlamentar do município no terceiro mandato (2009-2012, 2014-2016 e 2017 até o momento), o chefe do legislativo municipal vem mostrando amadurecimento político e capacidade de que pode ser o nome dos pedetistas para seguir com o legado da sigla. Ele conta com apoios importantes como do senador Weverton Rocha e do líder e vice-líder do governo na Câmara, vereadores Pavão Filho e Raimundo Penha.O segundo nome, naturalmente é o de Ivaldo Rodrigues.Vereador também no terceiro mandato, que ganhou muito destaque na atual gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), ao desenvolver o projeto mais exitoso, a Feirinha de São Luís, que é reconhecida nacionalmente como um dos melhores modelos econômicos de desenvolvimento da economia local, envolvendo o artesanato, a culinária e a cultura da capital. Considerado pedetista fiel e orgânico é tido como alguém aberto ao dialogo e agregador.
Ainda no PDT, o deputado estadual no primeiro mandato Yglésio Moysescolocou seu nome para o debate interno no partido. Médico com forte atuação no segmento público, ficou conhecido nacionalmente como diretor do Socorrão I em meio ao caos no inicio da gestão de Edivaldo Holanda Júnior. Decidido a disputar a Prefeitura de São Luís, o parlamentar chegou a divulgar que pode deixar as fileiras pedetistas caso não tenha espaço para concorrer ao cargo de prefeito em 2020.
No PCdoB, partido do governador Flávio Dino, não é diferente. Obcecados por chegar ao comando da Prefeitura de São Luís, os comunistas despontam com três nomes. O mais viável até o momento é de Duarte Júnior, jovem e no seu primeiro mandato como deputado estadual vem recebendo uma das maiores respostas positivas por parte da população de São Luís. Eleito com mais de 46 mil votos somente na capital maranhense, o ex-presidente do Procon e Viva vem aparecendo como o melhor nome do grupo do governo para enfrentar Eduardo Braide. Mantém uma forte aprovação nas redes sociais.
Porém nas fileiras comunistas, o alto comando não esconde sua preferência pelo secretário de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Rubens Pereira Júnior. Deputado estadual de dois mandatos e eleito duas vezes deputado federal, o advogado natural de São Luís mas sem vivência política na capital, uma vez que seus pais concentraram a vida política na cidade Matões, agora decidiu que quer ser prefeito da capital maranhense. Em 2012 chegou a ser cotado para ser vice de Edivaldo Holanda Júnior, mas por conta da articulação política a vaga foi ocupada por Roberto Rocha.
Apagado e desconhecido por boa parte da população, o vice-prefeito Júlio Pinheiro é apontado também como um dos nomes para a disputar a Prefeitura de São Luís. Tem a seu favor a militância nos movimentos sindicais a frente do Sindicato dos Professores do Estado, mas os recentes posicionamentos da instituição perante ao governo do estado, o deixaram “queimado” com a categoria.

0 comentários:

Postar um comentário