SAÚDE! SLZ: Braide entrega Centro de Saúde Integrada na Janaína

, , No Comments

 

O prefeito Eduardo Braide entregou o Centro de Saúde Integrada Janaína completamente requalificado, primeira unidade básica com múltiplos serviços, incluindo a oferta de exames laboratoriais e de imagem. A estrutura passou por ampla reforma e recebeu novas adequações para proporcionar mais conforto àqueles que buscam por atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS) na região. A reinauguração da unidade integra as comemorações pelo aniversário de 409 anos de São Luís.

“Temos buscado humanizar todas as áreas da nossa gestão, e a saúde é um dos principais focos dessa política. O Centro de Saúde Janaína é a nossa primeira unidade integrada, com vários serviços nunca vistos em nenhuma estrutura básica da capital e ainda pouco comum no país. A partir de agora, os moradores do bairro e adjacências vão poder usufruir de vários serviços básicos e especializados, com equipe multiprofissional, e até realizar exames no mesmo local da consulta. Tudo isso para tornar São Luís uma cidade melhor”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Com a reforma, o Centro de Saúde Integrada da Vila Janaína, na região da Cidade Operária, passa a dispor de 17 serviços em saúde, sendo eles: acolhimento; acompanhamento da mulher e da gestante (pré-natal), da criança (crescimento e desenvolvimento), do adolescente, do idoso e do homem; acompanhamento do hipertenso e diabético; consulta médica, de enfermagem e odontológica; curativo; dispensação de medicamentos básicos; exames de eletrocardiograma, ultrassonografia e laboratoriais; triagem neonatal e imunização.

De acordo com o secretário municipal de Saúde de São Luís, Joel Nunes, as adequações realizadas no Centro de Saúde Integrada Janaína são o que há de mais moderno, atualmente, na atenção primária, e todas elas foram determinadas pelo prefeito Eduardo Braide, que tem trabalhado para ampliar os serviços em saúde das unidades básicas, descentralizando, desta forma, procedimentos que, antes, só poderiam ser encontrados na rede hospitalar. “Essa é a nossa terceira entrega de unidade de saúde requalificada, com layout totalmente moderno e espaços diferenciados, humanizados, só neste mês de setembro. Porém, é a nossa primeira entrega de uma unidade de saúde integrada, com maior oferta de serviços, os quais não são oferecidos nas unidades básicas comuns. Tudo foi feito conforme determinação do prefeito Eduardo Braide e seguindo o nosso objetivo que é propiciar um acolhimento melhor para todos os nossos usuários da rede municipal de saúde”, destacou o titular da Semus.

Acompanharam, também, o prefeito Eduardo Braide durante a entrega da unidade completamente requalificada, o vereador Ribeiro Neto (PMN); o secretário de Obras, David Col Debella; o diretor do Laboratório Central de São Luís (LACEM), Luiz Fernando Ramos Ferreira; a superintendente municipal da Atenção Básica, Adriana Mota; e a equipe da unidade de saúde.

Requalificação – O Centro de Saúde Integrada Janaína foi entregue à comunidade em 2008. De lá para cá, não havia recebido nenhum tipo de intervenção para modernizar a estrutura e, tampouco, o atendimento. “É por isso que nós só temos a agradecer o presente que o prefeito nos deu nesse aniversário de São Luís”, destacou o presidente da União de Moradores da Vila Janaína, João Mendes.

Toda a estrutura foi melhorada com a obra de requalificação. As equipes coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) executaram serviços no telhado, eliminando as goteiras que prejudicavam o forro e causavam infiltração nas paredes, bem como nas instalações elétrica e hidrossanitária de toda a unidade. Além disso, também foi realizada a pintura de toda a parte interna e externa do local, que recebeu nova climatização com a instalação de 13 aparelhos ar-condicionado novos, contemplando todo o ambiente, da recepção aos consu

0 comentários:

Postar um comentário