O Livro Branco sobre a defesa, divulgado em 2016 pelo Ministério da Defesa da Coreia do Sul, tornou-se alvo de críticas sérias.
De acordo com especialistas sul-coreanos, o ministério do seu país compreende erroneamente a estrutura da direção do exército norte-coreano, exagerando suas capacidades.
"Parece que o Ministério da Defesa, ao descrever o sistema de cargos na direção do Exército Popular norte-coreano, ignorou a importância primordial do Partido Trabalhista da Coreia do Sul", disse em entrevista à Sputnik Coreia o analista do Instituto de problemas do Extremo Oriente da Universidade de Kyungnam, Kim Dongyeop.
Segundo ele, o Livro Branco indica o presidente do Conselho de estado da Coreia do Norte como o comandante supremo das Forças Armadas norte-coreanas, que exerce funções semelhantes as exercidas pelo presidente da Coreia do Sul.
"No sistema de direção do exército, órgãos de partido possuem grande importância, tendo o Estado simplesmente como instrumento de realização de diretivas, que são determinadas pelo partido", disse Kim.
0 comentários:
Postar um comentário