Com Braide, PDT quer completar 3 décadas de domínio

, , No Comments


A tentativa do Partido Democrático Trabalhista (PDT), em se perpetuar no poder em São Luís, fracassou com o deputado Neto Evangelista (DEM), que ficou em terceiro lugar com menos de 100 mil votos.

No entanto, o partido encontrou uma outra forma de completar três décadas de domínio na Prefeitura da capital maranhense: resolveu apoiar o deputado Eduardo Braide no 2° turno da eleição.

Braide, teria comemorado a adesão de lideres da sigla, mas ficou preocupado com a repercussão negativa que a aliança poderia causar.  Aquilo que o candidato do Podemos temia – sofrer com o desgaste da adesão – acbou sendo confrimado pela pesquisa do Ibope. Ou seja, pela amostragem,  a aliança não foi um bom negócio.

A preocupação de Braide tem um motivo: os dados históricos mostram  a hegemonia do partido no controle da capital maranhense. Segundo registros obtidos pelo blog junto à Justiça Eleitoral, o PDT obteve sua primeira vitória em 1989 com Jackson Lago.

Jackson Lago assumiu a Prefeitura por três vezes ao longo de dez anos, Tadeu Palácio outras duas por seis anos, Edivaldo Holanda Jr também duas em seis anos e Conceição de Andrade uma vez, por quatro anos. 

Uma soma básica revela que estes cinco prefeitos, todos filiados ao PDT, ocuparam a Prefeitura por 26 anos. A única exceção da regra é o ex-prefeito João Castelo que, apesar de não ter sido filiado ao partido, foi apoiado por Jackson Lago nas eleições de 2008 e contou com o apoio do partido em grande parte do seu mandato.

Curioso, é que além de receber o apoio do PDT, Braide já contava com apoio de Conceição Andrande. Agora, para completar três décadas domínio, os pedetistas apostam na eleição do candidato do Podemos no próximo dia 29.

0 comentários:

Postar um comentário