Blog do Marcos D'Eça
Números do Ibope mostram que a diferença entre o favorito Eduardo Braide e a soma dos demais candidatos é hoje de apenas 2 pontos percentuais, abaixo da margem de erro, de 3 pontos, o que permite apontar dois turnos na capital maranhense.
A vitória do deputado federal Eduardo Braide (Podemos) no primeiro turno das eleições de São Luís é hoje uma hipótese quase descartada pelos analistas políticos.
E os números do Ibope divulgados nesta segunda-feira, 21, confirmam a tendência de dois turnos.
A diferença entre o percentual de intenção de votos de Braide – que já foi de quase 15 pontos percentuais – caiu hoje para apenas dois pontos percentuais, índice abaixo da margem de erro de 3 pontos percentuais da pesquisa.
No atual momento das eleições na capital maranhense, Braide teria entre 40% e 46% das intenções de votos; já os demais candidatos somados teriam percentual variando entre 39% e 45%.
Isso caracteriza um empate técnico entre a chance do favorito vencer logo em 15 de novembro e a possibilidade de ir para uma segunda rodada de votações em 29 de novembro.
Disputa acirrada
A disputa é acirrada também entre os dois principais adversários de Braide pela vaga no segundo turno.
Duarte Júnior (Republicanos) com índice entre 11% e 17%, e Neto Evangelista (DEM) variando entre 7% e 13% estão também empatados em segundo lugar.
Nesta disputa, é possível afirmar também momento de melhor desempenho do candidato do DEM, que diminuiu a diferença entre uma e outra pesquisa Ibope.
O blog Marco Aurélio D’Eça já havia previsto este acirramento entre os dois principais adversários de Braide, no post “Polarização Neto X Duarte achatará índice dos demais candidatos…”
E a tendência é que este acirramento se intensifique a partir do início oficial da propaganda no rádio e na TV…
0 comentários:
Postar um comentário