Programação cultural atraiu público para Feirinha São Luís neste domingo

, , No Comments


Mesmo durante o período chuvoso, atrações da Feirinha São Luís atraíram turistas e moradores para o evento da Prefeitura que acontece todos os domingo na Praça Benedito Leite.

A 38ª edição a Feirinha de São Luís, realizada neste domingo (25), atraiu várias famílias e turistas à praça Benedito Leite, mesmo com a chuva. A programação cultural deste domingo contou com apresentação de Beto Ehongue e Dub Black, além da Banda Nina Show. A Feirinha São Luís é um projeto permanente da Prefeitura, realizado por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), e acontece todos os domingos das 7h às 15h.
O ponto de encontro dominical da família ludovicense, além de expor a diversidade cultural da Ilha, fomenta a economia criativa dos produtores de mais de 11 polos da grande Ilha, que comercializam produtos diversos a preços competitivos em 27 barracas de produtos agroecológicos.
Durante o período chuvoso, as tendas que funcionam como praça de alimentação protegem o público da chuva. Para maior conforto quem quer saborear o melhor da gastronomia e aproveitar as atrações culturais, são disponibilizadas cadeiras e mesas.
 
O titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues, explica que a Feirinha é um projeto desenvolvido continuamente. "Por determinação do prefeito Edivaldo, manteremos a Feirinha São Luís de forma contínua, mesmo durante o de tempo chuvoso. O público abraçou o evento e está sempre presente, para aproveitar a programação cultural, a gastronomia e o produtos vendidos na feirinha", disse o secretário Ivaldo Rodrigues..
AGRICULTURA
As comunidades agrícolas da grande ilha produzem vasta variedade frutífera, além de hortaliças leguminosas, folhagens e verduras, cultivadas de forma agroecológica, ou seja, sem o uso de fertilizantes que agridem o solo, água e meio ambiente. As produções são de pequeno porte e geralmente realizadas por famílias da zona rural.
Reginaldo Fonseca Cantanhede é produtor agrícola e cultiva tangerina, mamão, abricó, maracujá, abacate, manga e goiaba. "Estou aproveitando esse espaço dado para poder escoar a produção também aos domingos, pois não podemos perder a oportunidade de fazer uma renda extra para a nossa família. O retorno tá sendo muito proveitoso", constatou Reginaldo.
GASTRONOMIA E ARTESANATO
Outro ponto forte do projeto são as 22 barracas com foco na gastronomia, que mostram toda a variedade da culinária regional, que é marcante em São Luís. São oferecidos ao público caldos diversos, bolos, doces em compotas, geleias, queijos, tortas salgadas, frutos do mar, mocotó, entre outros ítens que podem ser consumidos a preços acessíveis, além de barracas temáticas com culinária Paraense e Bahiana e de 11 modernos foodtrucks com bebidas, lanches e comidas diversas.
Produção artesanal é um dos muitos atrativos da Feirinha São Luís, que acontece aos domingos na Praça Benedito Leite
São ainda destinadas trinta barracas para artesãos exporem e venderem suas artes manuais. A criatividade é a palavra de ordem do setor, que usa as mais variadas matérias primas, como renda, lã, palha, biscuit, vidro e couro.
A comercialização no entorno de toda a Praça Benedito Leite conta com uma média de 90 pontos de empreendimentos, movimentando o turismo na capital e a geração de renda. 

0 comentários:

Postar um comentário