A campanha chama atenção da sociedade para a importância da prevenção ao câncer de próstata e testículos.
Em alusão à campanha Novembro Azul, a Prefeitura de São Luís implantou nova iluminação em prédios e espaços públicos da capital maranhense. O objetivo da iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo é alertar a sociedade, em especial os homens, sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata e testículos, que pode ter cura se tratado logo no início, além de incentivá-los a cuidar da saúde. A mudança de cor dos prédios foi iniciada nesta quinta-feira (1º), pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).
Depois da iluminação rosa, que marcou o mês de outubro e a campanha contra o câncer de mama e útero, as fachadas do Palácio Lavardière, sede do Governo Municipal; o Palácio dos Leões, sede do Governo do Estado; a Casa do Maranhão; o Forte de Santo Antônio, assim como a Ponte Bandeira Tribuzzi ganharam iluminação especial na cor azul. A instalação da iluminação para o Novembro Azul foi realizada em prédios que contam com lâmpadas de LED RGB, que permite a troca da coloração.
"A mudança para a cor azul da iluminação artística nos espaços públicos tem por objetivo chamar a atenção dos homens e da sociedade para a importância do diagnóstico precoce da doença. Por isso, os monumentos históricos da nossa cidade ficarão com iluminação especial, durante todo o mês de novembro, para despertar o interesse da população masculina para essa prevenção", destacou o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo.
Em 2018, a ação acompanhou campanhas como a do Março Lilás, voltada para a valorização do público feminino; o Abril Verde, campanha que chama a atenção da sociedade para o movimento nacional que alerta para a prevenção de acidentes no trabalho e doenças ocupacionais e o Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio e o Outubro Rosa.
NOVEMBRO AZUL
Em 2008, o Instituto Lado a Lado pela Vida foi pioneiro na abordagem de questões relacionadas ao câncer de próstata no Brasil por meio da campanha Um Toque, Um Drible. O objetivo era promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico.
Quatro anos depois, inspirado pelo Movember, movimento internacional dedicado à conscientização e arrecadação de fundos na luta contra a doença, o instituto passou a promover um mês inteiro e intenso de mobilizações focado na saúde do homem: surgia o Novembro Azul. O foco da campanha é conscientizar os homens para que façam o exame de próstata, principalmente aos 50 anos de idade. Na fase inicial a doença não apresenta sintomas.
Por todo o Brasil, iluminações de prédios e monumentos, palestras, ações em locais de grande circulação de pessoas como estradas, estádios e autódromos e apoios de instituições e personalidades lembram a importância da realização de exames preventivos.
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