O ministro da Saúde, Gilberto Ochhi, revelou nest quinta-feira que novos prazos serão estabelecidos para prorrogar as inscrições do edital Mais Médicos, informou a pasta em um comunicado.
"Apesar dos ataques, não houve invasão, mas isso acaba tornando o sistema mais lento. Por isso, estamos estudando nova data de efetivação das inscrições", declarou o ministro.
Segundo o ministério, o Sistema do Mais Médicos recebeu mais de 1 milhão de acessos simultâneos no momento da abertura das inscrições, mais que o dobro do número de médicos em atuação no país. "Desde ontem, a quantidade de acessos se mantêm alta, como tentativa de derrubar o site", acrescentou o comunicado.
O ministério garantiu que o "Departamento de Informática do SUS identificou a maior parcela dos robôs e máquinas programadas que estão promovendo os ataques ao site dos Mais Médicos". Segundo a pasta, a equipe de segurança já isolou e protegeu a rede desses ataques.
"Desde que identificamos esses ataques estamos acompanhando de perto e os problemas estão sendo sanados. A nossa expectativa é de que já nesta tarde tudo seja normalizado", concluiu Occhi.
O ministério da Saúde informou que 6.394 médicos já se inscreveram nas vagas oferecidas pelo programa, mas somente 2.209 conseguiram concluir o processo e escolher a cidade para atuação. Outros 2.812 candidatos não conseguiram concluir a inscrição, mas podem concluir o processo até o final do novo prazo, que ainda será estabelecido.
O governo federal publicou o edital em caráter de urgência para garantir presença de médicos nos locais ocupados por profissionais cubanos, já que o país Caribenho saiu do programa Mais Médicos.
0 comentários:
Postar um comentário