São José de Ribamar participa de reunião do Colegiado Metropolitano

, , No Comments
reunião governo metropolitano, Eudes Participando




O município de São José de Ribamar, representado pelo vice-prefeito, Eudes Sampaio, participou na última terça-feira (01) da reunião do Colegiado da Região Metropolitana da Grande São Luís (RMGLS). Durante o encontro, na sede do Palácio dos Leões, com o governador Flávio Dino, secretários de Estado e representantes dos 13 municípios que compõe a região, foram definidos os dias 10 e 11 de outubro para a realização da 1ª Conferência Metropolitana e iniciadas as tratativas para o Plano Metropolitano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
Para o vice-prefeito de São José de Ribamar, Eudes Sampaio, que representou o prefeito Luis Fernando, a discussão que é de interesse comum e atende a população da grande São Luís, avança concretamente cumprindo todas as etapas necessárias para a institucionalização da região metropolitana.
“Vivemos hoje o avanço real e cada vez maior para que a Região Metropolitana seja reconhecida. Após a instalação do Colegiado, discutimos aqui o próximo passo que será a realização de conferências para instituição do Conselho Participativo – definido a partir desses seminários realizados em cada cidade, que deverão eleger os delegados – e consequentemente, a Conferência Metropolitana, etapa significativa em todo o processo”, explicou o gestor.
Durante o encontro, o presidente da Agência Metropolitana, Pedro Lucas Fernandes, fez uma exposição aos prefeitos e secretários do Colegiado explicando sobre os passos para a Conferência, decreto de convocação, regimento interno, edital de convocação da sociedade civil organizada e o termo de adesão de cada município.
“Seguimos agora para a realização da Conferência Metropolitana, porém serão feitos 13 seminários nos respectivos municípios integrantes, onde será elaborado um diagnóstico para efetivação do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI). Além disso, tem os conselhos que nascerão dessa conferência bem como a criação do Fundo Metropolitano, que é uma questão a ser vencida de acordo com o Código da Metrópole”, explicou o presidente.
De acordo com o governador Flávio Dino, está sendo cumprida mais uma etapa para a gestão plena da governança da Região Metropolitana.
reunião governo, eudes sampaio participando
“Precisamos começar a debater o PDDI ainda este ano e finalizarmos, também este ano, a institucionalização da Região Metropolitana de São Luís. Porque a intenção do nosso Governo é começar a institucionalizar a Região Metropolitana de Imperatriz”, ressaltou.
Resíduos Sólidos
Também pauta importante do encontro, as problemáticas relacionadas aos Resíduos Sólidos, de acordo com a Agência Metropolitana, serão abordadas e tratadas a partir da sugestão do Plano Metropolitano de Gestão Integrada. A medida possibilita a divisão de custos, onde o Governo do Estado deverá arcar com 50% e os municípios com o restante da contrapartida.
Posta em votação, a proposta foi acatada de forma unânime por todos os gestores municipais.


0 comentários:

Postar um comentário