Saiba os próximos passos da denúncia de Janot contra Temer

, , No Comments



Processo segue para a Câmara, onde precisa ser aceita por dois terços dos deputados. Só depois disso o STF dirá se receberá ou não a denúncia. 
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciou, nesta segunda-feira (26), o presidente golpista e ilegítimo Michel Temer ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo crime de corrupção passiva. A acusação foi feita com base nas gravações feitas por Joesley Batista, um dos donos da JBS.

O ex-deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), um dos braços direitos de Temer, também foi denunciado pela PGR. Ele foi preso em junho por determinação do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em abril, Loures foi flagrado pela Polícia Federal recebendo uma mala com R$ 500 mil. A mala teria sido enviada por Joesley e o destino seria Michel Temer.
Entenda o que acontece agora com a denúncia feita pela pGR:

Defesa



A PGR pede que o presidente golpista Michel Temer tenha um prazo de 15 dias para manifestar sua defesa. Ainda não se sabe, no entanto, se o pedido será aceito pelo STF e se Temer se defenderá antes do processo seguir para o Congresso Nacional.

Câmara dos Deputados

A denúncia segue para a Câmara dos Deputados, onde passará por análise na Comissão de Constituição e Justiça, e depois vai para o plenário. Dois terços da casa são necessários para a denúncia ser aceita. Ou seja, Temer precisa de 171 votos para barrar a denúncia.

Julgamento no Supremo


Caso passe na Câmara, a denúncia volta volta ao STF, onde pode ser recebida ou rejeitada. Na primeira hipótese, Temer será afastado durante o julgamento, e o presidente da Câmara Rodrigo Maia assume o posto. Se após 180 dias, o julgamento não tiver sido concluído, Temer volta ao cargo até a sentença ser proferida.

Condenação

Temer pode ser absolvido ou condenado. Em seu pedido, Janot pede uma multa de R$ 10 milhões e a saída do cargo.





0 comentários:

Postar um comentário