Prefeitura de São Luís apresenta mais 19 novos ônibus que serão inseridos no sistema de transporte

, , No Comments



Prefeitura de São Luís apresenta mais 19 novos ônibus que serão inseridos no sistema de transporte"Hoje podemos dizer, seguramente, que São Luís tem um sistema de transporte público muito melhor, atendendo ao usuário com qualidade, quantidade e respeito à população que faz uso do serviço", disse o prefeito Edivaldo, nesta terça-feira (22), durante apresentação de mais 19 ônibus novos inseridos ao Sistema de Transporte Público da capital. A apresentação dos novos veículos foi realizada na Praça Maria Aragão.
Os novos ônibus disponibilizados à população vão atender às linhas da Cidade Olímpica, Cidade Operária, Socorrão II, São Raimundo, João de Deus, São Bernardo e outras linhas que interligam um Terminal de Integração a outro.
Os 19 veículos somam-se aos 136 ônibus novos já inseridos ao sistema, após a conclusão do processo de licitação do transporte público municipal realizado pela Prefeitura de São Luís, este ano. Com a disponibilização dos novos ônibus nos últimos três anos, o serviço de transporte municipal contabiliza agora uma renovação da frota que ultrapassa os 60%.
Segundo o secretário municipal de Trânsito e Transporte, Canindé Barros, o cronograma de inclusão de ônibus novos ao sistema está seguindo a contento e dentro do previsto pela licitação do transporte. Afirma ainda que já nas próximas semanas outros ônibus serão integrados ao sistema, sendo parte deles do modelo articulado, para atender principalmente às linhas mais congestionadas, como às da zona rural, por exemplo, que hoje depende de 23 coletivos circulando na área para poder dar vazão à demanda.
"Estamos dando prioridade ao atendimento das linhas denominadas troncais, por terem maior carregamento e grande contingente de usuários. Para desafogar essas linhas, nossa meta é disponibilizar de três a quatro ônibus do tipo articulado. Dessa forma conseguimos reduzir a quantidade de ônibus circulando e proporcionar mais conforto aos usuários que trafegam longas distâncias", frisou Canindé Barros. Alguns dos novos coletivos que já estão circulando pelas ruas e avenidas da capital são do modelo articulado, que comporta cerca de 200 passageiros por viagem. 
FROTA
De 2013 até hoje foram inseridos 526 veículos novos à frota do transporte público da capital. Destes, 155 foram incoporados após o processo licitatório e vem equipados com ar-condicionado e acessibilidade. Ainda conforme o Canindé Barros, a meta é retirar de circulação todos os veículos com mais de 10 anos de atividade, para manter uma frota circulante com uma média de idade entre 4 a 5 anos.
A renovação da frota de ônibus da capital é parte do projeto macro de reestruturação dos sistemas de transporte público de São Luís, que contempla ainda a criação da Central de Controle Operacional por Videomonitoramento do Trânsito (CCO), possibilitando o acompanhamento direto e em tempo real de todo o sistema de trânsito e transporte da cidade; a adoção do sistema de fiscalização por biometria facial; bilhetagem eletrônica com recarga embarcada; o bilhete único; o cartão criança e instalação de GPS em 100% da frota.
Além dessas ações, foram executadas ainda intervenções pontuais em trechos dos principais corredores viários da capital, que contribuíram para dar fluidez à circulação dos veículos e elevar a velocidade média no trânsito, que passou de 10 km, para 22 km.

Assessorias:porte

 A+

0 comentários:

Postar um comentário