DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA! DOMINGOS DUTRA E LULA: ÍCONES NEGROS DOS MAIS SIMBÓLICOS; DA POLÍTICA BRASILEIRA.

, , No Comments
Domingos Dutra, indubitavelmente, foi um dos negros mais  simbólico e místico, que já passou  pelo PT, e pela Câmara Alta de Brasília. E, ao lado de outros NEGROS; fundadores do Partido, como: LULA; Olívio Dutra e Paulo Paim, deixou para sempre lembrada; sua performática atuação no cenário político Brasileiro. Não só como Negro,mais também; como importante e emblemático ativista político da causa negra, e, de todos os outros movimentos sociais. Principalmente, na área dos direitos humanos como um todo. Lembrando que o filho de Saco Das Almas, saiu lá do seu Município( Buriti de Inácia Vaz), que fica encravado na região do Baixo-Parnaíba, ao lado de sete irmãos, para vim morar.com uma outra irmã sua-já casada- no bairro da Trizidela Da Maioba, para que dessa forma, pudesse terminar seus estudos, e consequentemente, trabalhar e tentar ingressar, na  UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO(UFMA). O que acabou acontecendo, nos idos dos anos 70/80.

Ao  passar no concorrido vestibular da UFMA, e ingressar na Faculdade de Direito, o pobre menino NEGRO, oriundo de Saco das Almas, começou a trabalhar para os mais pobres, e também, para os mais humildes Cidadãos Ludovicenses e Maranhenses, através, do combativo e atuante escritório popular, primeiramente instalado, nos arredores do edifício Colonial, situado, na Rua do Sol. Nesta época, Domingos Dutra, ao lado de Jomar Fernandes, e outros jovens universitários, ajudou a fundar o PT do Maranhão. Donde, só saiu, ao final do ano de 2013. Por discordar, dos rumos, que o seu querido partido tomou, no Maranhão, e no Brasil. Sendo, o motivo principal, a propalada coligação com PMDB de Sarney, aqui no Maranhão. O que Dutra foi radicalmente contrário! Até porque, com esta iniciativa, o seu amado e querido partido, jogava por terra; todo o seu discurso, e toda à sua história política. Ou seja, o PT, que nasceu sob a égide, de combater às práticas conservadoras e reacionárias, que proliferavam, e até hoje proliferam, no cenário politico nacional, sucumbia, aos interesses, dos grandes coronéis oligarcas, da combalida politica Brasileira.

Portanto, Domingos Dutra, não concordou com os conchavos da sua estimada legenda, para apoiar, à candidatura de Roseana Sarney aqui no nosso Maranhão, em detrimento, da candidatura do Comunista Flávio Dino( PCdoB), que, àquela altura da campanha para o Governo do Estado do Maranhão, tinha, a imensa maioria dos " COMPANHEIROS " petistas, favoráveis, à sua candidatura, e querendo com ele( Flávio Dino), participar, da sua coligação. Entretanto, após inúmeras discussões em plenárias partidárias,  o Partido dos Trabalhadores, decidiu coligar com Roseana Sarney. Pronto! Foi a gota d'água que faltava, para Domingos Dutra deixar de vez, o seu estimado partido. No entanto, após este episódio da coligação partidária favorável a Roseana Sarney,  o nosso ícone NEGRO, ao lado de Manoel Da Conceição, iniciou, à sua polêmica greve de fome, no Congresso Nacional. De onde, só saiu de lá, após ver e constatar, ser infrutífera, toda àquela inusitada decisão de fazer greve de fome, para tentar demover o partido, de se coligar, com à família Sarney, na eleição de 2014.  
todo. 

0 comentários:

Postar um comentário